Voar com a TAP Portugal: o que fazer em caso de atrasos ou cancelamento?
Hoje em dia, é cada vez mais frequente o atraso de um voo, ou mesmo o cancelamento do mesmo. Seja pelo aumento da intensidade do tráfego aéreo ou pela escassez de pessoal, a verdade é que é notório o acréscimo destas situações. A maioria das pessoas não sabe dos seus direitos quando viajam, mas em qualquer dos casos, tanto de atraso como cancelamento, é possível chegar a receber até 600€ de compensação. Segundo o Regulamento CE 261, são abrangidas a maior parte das rotas áreas dentro da Europa, assim como os espaços aéreos de países como a Suíça, Islândia e Noruega.
A lista de reclamações contra a TAP e outras companhias aéreas é grande! Contudo não basta apresentar queixa contra a companhia, é preciso a ajuda de um intermediário qualificado e com experiência para receber uma indemnização.
Com este artigo ficarás a saber como obter uma indemnização por atraso ou cancelamento de um voo da TAP.
Em primeiro lugar, é importante ter a noção das seguintes informações sobre quando pode receber compensação:
1. Um voo é considerado atrasado com direito a pedir compensação, quando chega com 3 horas (ou mais) depois da hora.
2. Se um voo é cancelado e a TAP avisa em menos de 14 dias da data da partida.
3. Se lhe recusarem o embarque sem motivo válido
4. Quando se perde um voo de ligação (caso tenha havido um atraso relacionado com o voo anterior).
5. E finalmente, se houver overbooking no voo da TAP, e não puderes embarcar.
Diferença entre compensação e reembolso
A compensação é o pagamento por inconveniência ou perda de tempo devido ao atraso na chegada ao destino. Já o reembolso equivale a uma devolução do preço do bilhete, se o voo for cancelado.
A compensação por voos TAP cancelados não depende do reembolso. Na verdade, representam um direito adicional para o passageiro receber, caso o voo seja cancelado, uma compensação da TAP.
Indemnização devido ao atraso do voo TAP
Cada vez são mais as reclamações apresentadas relativamente à TAP. A maioria são de voos atrasados. Se é o teu caso, fica a saber que é provável que tenhas direito a uma indemnização por atraso por parte da TAP.
Quando apresentares queixa terás de recorrer a esta reclamação demasiadas vezes, reparando que não se avançou quase nada na sua resolução. Para aligeirar a situação, o que se recomenda é procurar o apoio de um intermediário, como por exemplo a AirAdvisor, que pode ajudar a obter uma indemnização após saber do atraso do voo.
Apesar da legislação que regula o setor de aviação dizer que caso o atraso for de 3 horas ou mais, a TAP deverá pagar até 600 euros a cada passageiro, fica sabendo que caso seja apurado que houve um motivo alheio à transportadora (como condições meteorológicas perigosas, greves ou incidentes de segurança no aeroporto), a compensação não acontecerá.
Compensação no caso de voo cancelado
Como já referi anteriormente, caso o voo TAP tenha sido cancelado e a companhia aérea não o tenha notificado com pelo menos 14 dias de antecedência, tens direito a uma compensação ou ao reembolso do preço do voo cancelado.
Tem só em consideração que se pode dar o caso de não ter direito a compensação. Caso for alegado que o cancelamento estiver relacionado com "circunstâncias extraordinárias", que podem ser tempestades e outros fatores meteorológicos, ou greves de funcionários do controlo aéreo, não há compensação. No entanto, casos relacionados com greve dos funcionários da TAP ou problemas técnicos dos aviões não entram nessas circunstâncias, uma vez que são da inteira responsabilidade da companhia aérea. Logo terás direito à compensação da TAP.
Reembolso por voo cancelado da TAP
Na altura em que ficas a saber que o voo foi cancelado, e mesmo que já saibas que terá direito a uma compensação, o primeiro passo é conseguir o reembolso do bilhete.
Por conseguinte, a primeira medida da companhia, caso tenha de cancelar algum voo, é encontrar outro para substituir, e que sirva aos seus passageiros. Se não for possível, passa então ao reembolso total do bilhete.
O prazo disponível que a TAP tem para efetuar o pagamento são 30 dias. Se este prazo for excedido, deverá entrar em contacto com a companhia. Esta poderá efetuar o pagamento através de variadas formas como transferência bancária, cheque bancário ou através de dinheiro. Poderá ainda propor um TAP Voucher no valor de créditos para viagens futuras. Nestes casos cabe-te a ti decidir o que preferes.
Agora já sabes, caso um voo se atrase ou seja cancelado, não te esqueça que tens direitos e que os podes e deves reclamar. Boas Viagens.