GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Dom | 26.09.21

Viagem a... Ibiza

6 dias em Setembro em Ibiza, com muito bom tempo. É mais ou menos disto que venho falar neste artigo. Vai ser muito difícil falar de tudo que fui vendo e fazendo, mas tentarei partilhar um bom resumo.

Ora bem, foi a minha segunda vez em Ibiza, mas a primeira nas praias. Havido ido à ilha há uns anos num cruzeiro que acabou por parar lá num dos dias de viagem. Na altura não deu para conhecer muito. O navio atracou no porto de Ibiza e tínhamos cerca de 12 horas para explorar a zona como bem entendêssemos. Eu e a minha irmã acabamos por ir para a zona central. Demos uma volta nas ruas, fomos até ao castelo, uns barzinhos e lojas típicas e pouco mais. Assim se passou o dia e a noite.

Desta vez foi diferente. Foram 6 dias para explorar praias, ruas, restaurantes e tudo que nos apetecesse. O tempo era nosso!

E que bem que explorámos!

Ficámos na zona de Sant Antoni de Portmany do outro lado do centro de Ibiza, a cerca de 15 quilómetros da mesma, num hotel ótimo! Chamava-se Els Pins Resort & Spa e era exatamente como nas fotografias. O preço por casal foi cerca de 740€, o que dava perto de 370€ por pessoa, para 5 noites, com pequeno-almoço incluído. Pequeno-almoço esse onde aproveitámos para levar comida para o almoço e lanche, o que acabou por compensar bastante em termos de poupança de dinheiro em refeições. Acabámos por fazer apenas o jantar em restaurante e no último dia almoço em vez de jantar, uma vez que este já seria no avião a caminho de Portugal.

DB661841-87BE-4D32-97DC-CE0506948ED7 (1).JPG

Em média gastámos 20€ por jantar, com bebida (da minha parte sempre um cocktail sem álcool, da parte deles cerveja e sangria) e o prato, sendo que em alguns restaurantes também havia entrada. O resto do grupo bebia quase sempre café, de qualquer modo não achei que fosse um preço absurdo para Ibiza.

Jantámos sempre no centro de Sant Antoni de Portmany, em esplanadas em frente ao porto, até porque a meteorologia estava bastante favorável. Apanhámos noites de 28 graus, por isso casaco nem vê-lo em nenhum momento (exceto no avião tanto a ir como a voltar porque estava bastante fresco lá dentro), e as esplanadas eram super convidativas.

Agora não me recordo dos nomes dos restaurantes mas posso adiantar que os meus jantares foram à base de massas. Noodles de tofu com legumes (incríveis!!), esparguete com molho de tomate, esparguete com trufa e cogumelos (muito bom), paella de vegetais (dos piores pratos), esparguete com cogumelos, um dahl de lentilhas com arroz basmati e uns canelones com ricotta e espinafres (o pior prato de todos).

As bebidas eram todas ótimas! Um mocktail de sorvete de ananás, sumo de ananás e leite de coco foi dos melhores, mas houve outros. Piña colada, mojito sem álcool e outras bebidas do género, foram as minhas escolhas. As bebidas eram quase tão caras como os pratos principais, por isso se a intenção for poupar algum convém optar por águas.

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Não quis começar logo por aqui mas mal chegámos ao aeroporto do Porto estava uma fila gi-gan-te para despachar as malas. Mala essa que nem me lembrava que levávamos. Quando lá cheguei já ia para a fila da segurança até que me apercebi que a mala tinha de ser entregue.

Decidimos levar uma mala por casal uma vez que só eram permitidas mochilas que coubessem nos pés no voo da EasyJet. Aproveitei a minha mala para colocar as sandálias, carteira, algumas coisas de praia, como toalha, óculos de mergulho e ainda tudo que era tecnologias, carregadores e comida, que também ia comigo. Com tudo isto era impossível colocar na mesma mala a roupa também. O valor da mala foi de cerca de 60€, já com ida e volta (sim porque tem de se pagar para um lado e para o outro), o que acabou por dar 30€ por pessoa.

Depois de estarmos cerca de 45 minutos nessa tal fila para deixar a mala de porão, de nos termos apercebido que havia um documento online para preencher antes de entrarmos no avião (porque... covid) e que dava uma trabalheira (contem com uns bons 10 minutos), lá conseguimos ir até à porta de embarque. Fomos dos penúltimos a entrar, já com algum stress e depois de entrarmos no avião mais um momento de espera. Cerca de 40 minutos porque... estavam a carregar as malas e havia um problema qualquer. Problema resolvido muito tempo depois conseguimos voar.

Chegámos a Ibiza, um calor infernal e uma mala para ir buscar. Mas antes disso esperámos na fila para mostrar o certificado que tínhamos preenchido no Porto para entrar em Espanha. O documento gerou um QR code que devia ser mostrado no aeroporto espanhol.

Depois de mostrado o certificado lá nos dirigimos para a zona de recolha das malas. Esperámos, esperámos, esperámos, esperámos, esperámos e depois de bastante tempo começaram a chegar as primeiras malas. Meia dúzia delas. Esperámos mais um pouco e mais um pouco e vieram mais 10 ou 20. Depois mais uns minutos de espera e chegaram mais umas quantas e depois de uma boa hora ali especados alguém anuncia que não vão chegar mais malas. Ficaram no Porto, disseram. Foram 12 no nosso voo. 3 delas do nosso grupo. Quanto azar??? Mas nada havia a fazer. Além de preencher um documento com os nossos dados, onde íamos ficar, quanto tempo, etc, era aguardar pelo próximo voo e rezar para não terem perdido as malas algures no Porto.

Foi neste momento que comecei a pensar em tudo que já me correu menos bem no primeiro dia de viagem. Parece que há sempre um probleminha qualquer no início. Não há viagem que flua naturalmente e sem stresses.

Mas adiante. Lá fomos buscar o carro que havíamos alugado numa agência que se intitulava como do aeroporto. Não era. Tivemos de sair do mesmo, separarmo-nos, entrar em duas carrinhas porque uma delas já só tinha 5 lugares e nós éramos 6, e depois sim ir até à agência. Quando chegámos fui a segunda da fila e mesmo assim estive cerca de 30 a 40 minutos em pé à espera para ser atendida. Depois disso foi mais boa meia hora para levantar o carro. Ainda tivemos de pagar seguro e mais não sei o quê. Nada que estivesse explícito no site na hora da reserva do automóvel. Quando recebemos a chave e fomos até ao carro percebemos que ele estava estacionado batido noutro. Mais não sei quanto tempo para chamar o senhor e mostrar que estava assim, para depois não achar que tínhamos sido nós. Disse-nos para fotografar o carro todo e depois se dissessem algo mostrávamos as fotografias.

Depois disto sim fomos até ao hotel, que ainda ficava a cerca de meia hora de carro, para fazer o check in e largar as mochilas que tínhamos connosco. Como disse acima o hotel era muito bom por isso nada a apontar relativamente a isso.

83D28545-B137-4D79-A39D-6BEEBC60B181 (1).JPG

Quando preenchemos o documento no aeroporto por causa das malas foi-nos dito que podíamos gastar 75€ por dia caso as malas demorassem 72 horas a chegar. Pois bem, eu tinha absolutamente nada além de sandálias e a roupa do corpo. Foi só chegar ao hotel e ir para o centro da cidade comprar vestidos e biquinis para o resto das férias. Não sabíamos se as malas viriam, se demorariam 2 dias ou 6, por isso era mesmo preciso ir às compras.

Há muita loja gira em Ibiza mas também há muita loja cara. Encontrámos uma com peças muito engraçadas mas caríssimas. Lá fomos a outra e já eram mais em conta. Trouxe quase tudo que comprei de lá. Três vestidos, uma saia e uma blusa. E só não trouxe mais coisas porque o saldo já estava escasso.

Depois encontrei mais uma lojinha onde comprei mais uma camisa e um top e os dois biquinis foram da loja em frente que vendia sobretudo coisas de praia.

Nesse dia ainda fomos ao supermercado, o Mercadona de Sant Antoni  e comprámos comida para o almoço do dia seguinte e eu uns iogurtes para colocar no frigobar do quarto. Com isto eram 21h e ainda não tínhamos parado. Estava exausta, com a perna a latejar no meio daquele calor e stress, e só queria ir para o hotel dormir. Fomos a um restaurante do centro e depois sim chegar ao hotel, arrumar as coisas e dormir, perto da meia noite e meia. O primeiro dia tinha sido assim. Não fizemos grande coisa mas ao mesmo tempo fizemos tanta coisa, que aquela Segunda-feira havia consumido toda a minha energia disponível.

C7C833B0-5220-4B37-9BDD-7EF086495A31 (1).JPG

O dia (e dias) seguintes resumiu-se a acordar, tomar o pequeno-almoço, ir para a praia, mergulhar, apanhar sol, ir para outra praia, almoçar, ir a outra praia, comer qualquer coisa e ir para o hotel tomar banho para depois irmos jantar.

Em termos de praias fomos a várias, entre as quais, Cala Bassa, Cala Talaia em Sant Josep, à Talaia, à Cala des Vedra, à Playa de Ses Illetes, à Cala Vadella, à Cala Conta, à Cala Gració, à Cala Gracioneta, à Cala Salada, e, em Formentera estivemos, por exemplo, em El Pilar de la Mola. Mas não foram as únicas! Só que agora também não me recordo dos restantes nomes...

Ainda não tinha falado nisto mas sim, houve um dia em que fomos até Formentera e outro em que alugámos um barco e demos uma volta pela costa. Mas vou deixar isso para outro artigo porque este já está bem grande. Não deixes de acompanhar o que vou partilhando no Instagram para ficares com uma ideia da viagem. Além das partilhas recentes tens um destaque intitulado Ibiza onde coloquei tudo que publiquei nos 6 dias de viagem.