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BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

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Sab | 08.05.21

Tenho Anemia, o que devo fazer?

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A anemia ocorre quando há um nível de hemoglobina no sangue abaixo do normal. A hemoglobina é uma proteína que está dentro dos glóbulos vermelhos e que tem como função levar o oxigénio para os órgãos. As causas da anemia são várias, desde doenças autoimunes ou crónicas, perdas de sangue, excesso de álcool, mau funcionamento da medula óssea ou uma alimentação pobre em vitaminas,

Para que haja uma produção correta de glóbulos vermelhos no sangue, o organismo precisa de nutrientes específicos, caso contrário poderá aparecer a anemia. Que nutrientes são esses?

 

Ferro

"O ferro é um mineral importante que deve ser consumido regularmente, uma vez que o organismo não o consegue produzir. Os minerais são substâncias inorgânicas que o organismo necessita em pequenas quantidades para diferentes e variadas funções. A importância do ferro tem sido cientificamente reconhecida numa dieta equilibrada.

 

Fontes veganas de ferro

Produtos hortícolas: Verduras como brócolos, espinafres, couves, nabos e repolho, feijão-verde, ervilhas e todos os outros feijões (por exemplo, vermelho, preto, branco, etc), lentilhas, grão-de-bico, soja e molho de tomate.

Frutas: Damascos desidratados, figos desidratados, uvas-passas, ameixas desidratadas e sumo de ameixa.

 

O ferro é adequado para todos, especialmente vegans e vegetarianos, que, apesar de conscientes da sua saúde, nem sempre são capazes de assegurar uma ingestão suficiente deste mineral."

 

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Vitamina B12

"A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel que se encontra essencialmente em alimentos de origem animal, especialmente na carne, nos ovos e nos produtos lácteos. Por isso, os veganos e os vegetarianos têm de encontrar soluções alternativas fiáveis deste nutriente, como alimentos reforçados com vitamina B12, como alguns tipos de leites vegetais, cereais de pequeno-almoço, produtos à base de soja e suplementos.

 

A vitamina B12, ou cobalamina, é um nutriente essencial que desempenha diversas funções no organismo humano, tal como:

- Contribui para o normal metabolismo produtor de energia.

- Ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.

- Contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

- Contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos sendo importante no processo de divisão celular (e, assim, evitar a anemia)

- Contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e para uma normal função psicológica."

 

Portanto, uma dieta rica em vitamina B12 e ferro são essenciais para que, pelas vias alimentares, a anemia não surja. Em grávidas é essencial a suplementação deste dois suplementos não só pela mãe mas também por causa do bebé que absorve todos os nutrientes que a mãe ingere e mais alguns.

 

 

Ácido Fólico

Vitamina do complexo B (B9), o ácido fólico, ou, aliás, a falta dele, também pode ser um causador de anemia. 

"Muitos acreditam que o ácido fólico é exclusivamente relevante para mulheres grávidas, mas não podiam estar mais errados! De facto, o ácido fólico, também conhecido como folacina, contribui para o crescimento do tecido materno durante a gravidez, o que significa que é muito importante desde muito cedo na vida. No entanto, há muitos outros efeitos que decorrem do ácido fólico. A tua mente, o teu sangue e o teu sistema imunitário estão intrinsecamente ligados às propriedades deste nutriente.

 

O ácido fólico desempenha um papel relevante no sistema cardiovascular. Por um lado, contribui para a formação normal do sangue; por outro lado, contribui para um metabolismo normal de homocisteína, um aminoácido cuja elevada concentração pode ser prejudicial para o coração.

O ácido fólico contribui para a síntese de aminoácidos. Isto é particularmente importante se és um atleta ou um entusiasta do desporto, uma vez que é a partir dos aminoácidos que se formam as proteínas. As proteínas são essenciais ao crescimento e manutenção dos músculos. Mas não é tudo! O ácido fólico ajuda a reduzir a fadiga, o que pode ser uma mais-valia depois de uma sessão de treino.

O ácido fólico está envolvido no funcionamento normal do sistema imunitário, ajudando a preparar as tuas defesas contra “ataques” externos. Esta vitamina não ajuda só o teu corpo, contribuindo também para uma função psicológica normal."

 

Se sofres de forma recorrente de anemia deves ir ao médico, fazer análises e perceber qual o motivo. Se for por causa de má alimentação/fraca absorção de vitaminas e minerais deves ter em consideração a suplementação para tratar o problema. Tomo vitamina B12 e ácido fólico há vários meses e nos últimos quatro ferro também. Visto que sou vegana há alguns anos é fundamental ter cuidado especialmente com os níveis destes minerais e vitaminas.

 

Recordo que em todos estes suplementos tens 10% de desconto e ainda ofertas diferentes semanalmente com o código FFFF-10.

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