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GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

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Qua | 06.03.19

Suplementação que faço atualmente + opções para não veganos

Depois de vários artigos e vídeos acerca dos suplementos que tomo voltei a fazer mais um, atualizado, com tudo o que tomo ou tenho tomado de modo a ficarem a par de tudo. Por outro lado acabo por responder muitas vezes a este tipo de questão no storie do Instagram, portanto acaba por ser mais simples mostrar tudo assim.

 

Ora bem, neste artigo deixo em primeiro lugar as minhas proteínas vegetais favoritas do momento na primeira imagem e as proteínas que mais gostava quando tomava whey (também por uma questão de facilitismo caso essa questão se coloque). Depois disso deixo sempre o suplemento que tomo e a versão "não vegana" por baixo, como poderás ver já de seguida. Já agora recordo que com o código FFFF-10 no site da Prozis o desconto é imediato e de 10% e ainda ofereço coisas boas e diferentes todas as semanas. Coisas boas essas que podes ver na página principal do blog. Convém ainda que vejas sempre a lista atualizada de códigos de desconto aqui, para teres a certeza que está a funcionar.

 

Então, as minhas proteínas favoritas passam pela proteína de origem 100% vegetal da MyVegies, a soy protein da Self Omninutrion e a soy pro da Scitec.

 

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Por outro lado, tal como referi, deixo também a sugestão de whey, neste caso a Whey Prime 2.0 e a 100%  whey professional series. Ambas duas opções muito boas para quem não quer proteína vegetal mas quer continuar ou estar no foco, aumentar a massa muscular, diminuir a fadiga, o cansaço e o catabolismo (perda) muscular. Basicamente é isto que a proteína faz e é para isso que serve. Pode ser tomada A QUALQUER ALTURA DO DIA.

 

Como se tratam de sabores doces, onde a whey tem ainda mais sabores que a vegetal, mas mesmo assim, há sempre sabores como chocolate, morango, banana, baunilha, bolacha, ou seja, doce, a maioria das pessoas acaba por tomar ou ao pequeno almoço, ou a meia da manhã ou ao lanche ou à ceia, mas nesse caso já aconselho a caseína, que é de absorção lenta, e portanto melhor para se libertar lentamente durante o sono. Portanto, independentemente da hora em que treinam podem usar a proteína quando quiserem.

 

Há quem goste de tomar logo após o treino, no entanto não é de todo obrigatório ou essencial. Eu por exemplo treino de manhã e 99% das vezes tomo proteína ao lanche, até porque almoço pouco depois do ginásio e não faz sentido para mim beber a proteína mal acabo o exercício. Se para ti faz, sem problema, aposta nisso. Tens de ver sempre o que te é mais conveniente.

 

Se tomas o pequeno-almoço às 8 e treinas às 8:30h, e se queres tomar proteína logo após o treino podes tomar depois do treino, a meio da manhã por exemplo, ou messsmoo depois do treino. Se só treinas às 18:30h se calhar tomar a proteína depois do treino vai-te deixar sem fome para jantar, se o fizeres por volta das 20h ou 20:30, mas se não te fizer diferença, força.

 

Tudo depende do que pretendes, do objetivo, do treino, do que comes durante o resto do dia,... São muitos indicadores, mas aqui deixei algumas sugestões para tentares perceber o funcionamento da coisa.

 

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Recentemente (no último mês talvez), comecei a tomar umas cápsulas para cabelo, pele e unhas, porque no Outono cai-me sempre imenso cabelo (desde sempre), e isso estava-me a chatear um bocado. Também existe outra versão deste suplemento.

 

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O selénio ajuda a combater os radicais livres que provocam danos celulares e contribui para a manutenção de cabelo e pele. O que uso é o vegetal, sem gelatina. Acaba por ser semelhante ao suplemento anterior, mas este é mais simples. Todas as indicações de quantidades a tomar estão nas embalagens, mas acabo sempre por tomar ao almoço ou lanche.

 

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A glutamina é algo que tem sido uma surpresa agradável. Tomo durante o treino para ajudar a uma força extra durante o mesmo, apesar de não ser bemmm esse objetivo, ou no final. Ajuda a repôr o músculo e diminuir a fadiga muscular, visto que se trata de um aminoácido essencial.

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Já partilhei algumas vezes no Instagram que a minha circulação não é flor que se cheira (ah ah ah), por isso comecei a tomar Centella asiática, ou Gotu kola. Também existe versão não vegana. Este suplemento natural ajuda assim a fortalecer as células dos vasos sanguíneos e a combater a celulite. Já agora, também melhora a memória e o humor.

 

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Se há suplemento/vitaminas essenciais é a vitamina C. Mais uma vez existe versão vegana da Solgar e não vegana da Prozis. Basicamente é aquele comprimido que "desempenha um papel essencial na formação do colagénio, que é importante para a pele, dentes e ossos, bem como para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos. Também faz parte do metabolismo de produção de energia e pode contribuir para a redução do cansaço e da fadiga." Por outro lado contém uma ação antioxidante, que irá ajudar ao não envelhecimento das células e, portanto, um aspeto mais jovem da pele.

 

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Confesso que este suplemento andou fora dos meus planos muito tempo mas agora vou começar a tomar porque de facto é essencial, principalmente para quem é vegan, mas também para quem tem deficiências de vitamina B12 ou faz uma alimentação muito incorreta. Neste caso existe o da MyVegies que é o mais em conta, mas também há o da Prozis. Esta vitamina é famosa por ser essencial na defesa do organismo, sendo que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, "promove o funcionamento adequado do sistema nervoso e uma normal função psicológica", ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga e é "importante no processo de divisão celular e na formação de glóbulos vermelhos."

 

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Os Bcaas são um dos meus queridinhos! Já utilizo há algum tempo e gosto imenso! Sinto que quando tomo tenho muito mais resultados, sinto-me menos cansada e parece que o meu músculo aumenta. São os aminoácidos essenciais e combinados com a glutamina e a proteína podem fazer (quase) milagres! Neste caso existe o pó para misturar com a água ou as cápsulas. Tomo durante o treino para ajudar a dar mais força, a diminuir a fadiga muscular e para treinos longos é E-SSEN-CI-AL! Agora a Prozis tem a versão "Zero" mas também há a versão normal e as cápsulas. Dou prioridade ao 2:1:1 (2 vezes a quantidade de leucina para 1 de isoleucina e 1 de valina), ou ao 3:1:1.

 

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O ZMA sempre foi dos suplementos que mais mostrei e mais falei, principalmente no storie do Instagram. Basicamente é um comprimidinho que contém zinco, magnésio e vitamina B6, per-fei-to e essencial para tomar antes de dormir, de modo a ajudar a dormir melhor, estimular o relaxamento, o descanso,... Acaba também por desenvolver a massa muscular e diminuir a massa gorda. Se quiseres experimentar deixo aqui a versão da Prozis e aqui a da MyVegies que está esgotada muitas vezes. No entanto também há a da Solgar, que acaba por ser mais barata e por agora tem stock. Este é um suplemento muito importante para quem pratica desporto ou faz exercício intenso e precisa de uma noite descansada. Atenção que este suplemento não dá sono nem adormece, são "apenas" vitaminas e minerais.

 

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Por fiiim mas não menos importante, de todo, a vitamina D, ou no Verão, Sol, é essencial nesta altura do ano em que esta estrela está no hemisfério Sul. A versão vegana existe mas também há para quem não se importa de comer gelatina. Esta vitamina contribui para níveis normais de cálcio no sangue, para a manutenção do normal funcionamento muscular, para manter o normal funcionamento do sistema imunitário. 

 

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E é isto. Poderás ver outras publicações acerca disto aqui em "PROTEÍNAS FAVORITAS" ou aqui em "MELHORES SUPLEMENTOS DESPORTIVOS", ou ler "Os Suplementos que tomo", "Suplementos que mudaram o meu corpo - BCCA´s", ainda em "Suplementos que mudaram o meu corpo - ZMA", em "Suplementos que mudaram o meu corpo - Vitamina C" e, por fim, em "Suplementos que mudaram o meu corpo - Multivitamínico"

 

 

Podes ainda ver mais em vídeo, abaixo.

 

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