Risotto de Abóbora
Este foi o risotto usado para fazer o risotto que se segue. Além disto poucos mais foram os ingredientes que precisei.
Para uma dose necessitei de:
- Cerca de meia embalagem de "Risotto alla Zucca"
- 100g de abóbora
- Pimenta e piri-piri - opcional e a gosto
- Meia colher de sobremesa de óleo de coco - 10% de desconto + ofertas diferentes todas as semanas na Prozis com o código FFFF-10 (Vejam sempre a lista atualizada de códigos de desconto aqui, para terem a certeza que o código está a funcionar)
- Um copo e meio de água - mais ou menos
A abóbora deve-se cozer previamente de forma a juntar ao risotto.
Começa-se então por colocar o óleo de coco na panela a derreter. Em seguida junta-se o arroz e vai-se mexendo sem deixar colar ou queimar. Opto por deixar o lume alto para este processo ser mais rápido, mas o ideal é estar baixinho. Depois do arroz ter ganho uma corzinha juntam-se as especiarias e a água pouco a pouco. Vai-se mexendo e depois deixa-se repousar. Nesta fase baixa-se o lume, se forem maluco como eu, e colocam a tampa da panela a cobrir metade do testo.
Dez minutos depois mais coisa menos coisa coloca-se a abóbora partida aos bocadinhos ou mesmo em puré e envolve-se tudo. Se o risotto estiver muito seco junta-se mais água, caso contrário deixa-se repousar mais um pouco.
No total demora entre quinze a dezoito minutos a cozer por isso já sabem. Provem primeiro, é sempre boa opção para sabermos se está pronto ou não. Também pode estar pronto mas para nós ainda não estar bom e vice versa.
Juntei uns pimentos grelhados e um hambúrguer de pimentos ao prato mas dava perfeitamente para servir sem mais nada, ou com uma saladinha.