Quero ganhar peso de forma saudável!
No outro dia li um artigo sobre como ganhar peso de forma saudável e achei que era interessante falar sobre o tema. Também recebi mensagens e e-mails de meninas que queriam saber mais sobre este tema e, apesar de ter este texto escrito há algum tempo ainda não tinha decidido publicar. Acho que é a altura certa.
Nem todas são as pessoas que querem perder peso ou manter. Há muitos casos em que o objectivo é ganhar peso e não se consegue pelos mais diversos motivos.
A alimentação é sem dúvida o mais importante e deve ter-se bastante em conta. Contudo o exercício físico também deve ser introduzido.
Em termos de alimentação devem fazer-se entre cinco e seis refeições diárias, sendo que duas delas são "grandes refeições" e as restantes pequenos lanches;
Aumentar o consumo de hidratos de carbono, como massas e cereais com pouca gordura é essencial;
Beber leite com cereais (como por exemplo, com aveia, sob forma de papas de aveia ou não) é uma óptima alternativa para quem quer aumentar o peso, visto que é uma óptima combinação de proteína e hidratos de carbono que a maioria das pessoas gostam;
Os alimentos com alto teor de fibra não devem ser consumidos em quantidades muito elevadas visto que as fibras dão a sensação prolongada de saciedade, o que, para quem quer ganhar uns quilinhos, não é a melhor alternativa. Alimentos com alto teor de fibra são, por exemplo, alimentos integrais, granola, massas e arroz;
A proteína deve estar incluída na alimentação, até porque é essencial para os músculos;
Para terminar, as gorduras boas, como o azeite, devem fazer parte da alimentação, mas sempre com moderação.
Em termos de exercício físico, o chamado "cardio" deve ser feito para aquecer, por exemplo, ou esporadiamente, visto que queima muitas calorias, queima massa gorda e, assim, fará com que percam peso, dificultando ainda mais o ganho.
Mais uma vez, cada caso é um caso. Se se pretender aumentar o peso de forma saudável a melhor forma de o fazer é consultando um nutricionista para que o plano seja feito à medida da pessoa. Aqui ficam apenas dicas básicas e de senso comum, que podem, e devem, ser aplicadas no dia-a-dia e não apenas quando se está numa dieta específica.