Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Dom | 07.08.22

Porque fiz a Introdução Alimentar da Benedita antes dos 6 meses?

Foi uma questão muito feita quando fiz a introdução alimentar da Benedita mas nunca cheguei a explicar porque é que a fiz antes dos 6 meses. Não falei sobre o assunto no Instagram como falarei aqui porque o que costuma acontecer é que depois de se falar uma vez o comum é, passado um ou dois dias começar a receber mensagens de pessoas que apanharam a explicação a meio ou viram por alto mas não se lembram ou não ouviram ou não se recordam do que disse e que querem que volte a falar no assunto. Como o meu tempo agora é muito limitado não convém falar de coisas uma vez e duas e três quando há alguma complexidade por trás, ou, pelo menos, uma história. Assim sendo deixarei aqui partilhado, como costumo fazer habitualmente, para que fique para a posteridade (ou para leres quando te apetecer).

 

B3C54463-05A5-478A-BE0F-B6B94CB83A3A.jpeg

 

Então, a Benedita nasceu levezinha e esteve sempre com percentis de peso entre os 3 e os 15. Para quem não está a par os percentis permitem comparar o crescimento de uma criança com a média, e comparar também o seu próprio crescimento. Um percentil entre 3 e 15 significa que apenas entre 3 a 15 crianças, de 100, está com aquele peso, neste caso, uma vez que também se aplica ao comprimento, perímetro cefálico,... O que na realidade quer dizer que o peso está abaixo da média. Para mim não era necessariamente mau, mas os profissionais de saúde nem sempre concordam.

Bem, numa consulta dos 3 meses e tal já me havia sido dito pela enfermeira que a Benedita poderia ter de fazer um suplemento caso o peso não aumentasse. Não fez. Não foi necessário porque na verdade, apesar de não aumentar muito aumentou sempre. O ritmo dela é aquele. Nunca esteve num percentil 50 e passou para o 3, isso sim seria preocupante. Andou sempre naquele e isso significa que está a pesar mais mas ao seu ritmo. E isso não tem mal nenhum. Está tudo certo. Não somos todos iguais nem todos os bebés têm de estar no percentil 50 ou 75...

Numa outra consulta, aos 4 meses, a enfermeira voltou-me a dizer que se calhar a miúda iria ter de começar a comer mais cedo porque não estava muito pesada.

Fui à pediatra que disse que não tinha mal nenhum começar antes dos 6 meses. Apesar da OMS dizer que convém que os bebés sejam alimentados de leite materno em exclusivo até essa idade, essa é apenas uma indicação, tal como a dra me disse. Se olharmos para o mundo real onde a licença de maternidade é só de 5 meses e nessa altura os bebés acabam por ir para a creche, muitos são também os bebés que começam a alimentação sólida aos 4 e 5 meses.

 

27C2117A-9748-47C1-B06F-5B45823541EC.jpeg

 

Voltando à Benedita, numa consulta dos 5 meses no centro de saúde a enfermeira voltou a dizer que a bebé não estava a aumentar muito o peso e que convinha começar a comer.

Lá fui à pediatra e disse que secalhar era melhor começar a comer porque de facto não estava a aumentar imenso o peso. E foi isso. Possivelmente aconteceu a mais milhares de bebés, certamente conheces alguém que também teve de dar sólidos ao filho pelo mesmo motivo, e está tudo certo. Custou-me avançar com isso mas custou só durante 10 minutos, depois de dar a primeira vez já normalizei o assunto e é o que tiver de ser, portanto não vale a pena pensar demasiado no tema.

Quando a Benedita começou a comer ainda não tinha todos os sinais de prontidão, que para além da idade eram o que mais me incomodava.

Agora que já passou um mês (pelo menos no momento em que escrevo este post) e já acho que é normal, já não me custa nem me chateia, não ponho peso no momento. Já é algo implementado no meu dia. Dar almoço, dar lanche e jantar. Depois volto a falar no tema e entretanto partilharei muuuuitas receitas que tenho feito à bebé no Instagram e também aqui no blog, mas agora a miúda acordou e tenho de ir.

10 comentários

Comentar post