Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Dom | 12.06.22

Porque é que a Benedita chorava tanto?

É a pergunta que não quer calar! Porque é que a Benedita chorava tanto quando era uma recém nascida? A resposta é muito simples e bastante curta, de qualquer modo preferi falar aqui do assunto porque pode ser o problema de outros pais recentes e eles nem sabem, tal como eu não sabia.

 

70443318-2644-4D36-A3E1-7251F539596B.JPG

 

Então, a Benedita chorava porque... tinha sono. Não eram cólicas não, ao contrário do que 90% das pessoas diz quando vê um bebé a chorar, e também não era fome nem xixi, o motivo que vem logo a seguir para quase toda a gente. A miúda só tinha sono, mas não conseguia adormecer... 

Depois de perceber que afinal o que a bebé tinha era sono, de ler o livro "O Sono do meu Bebé" e ter uma consulta com A Mãe Adormecida fiquei mais ciente e atenta aos seus sinais, às janelas de vigília, que até então já tinha ouvido falar mas ainda não tinha prestado atenção, entre outras coisas. A aplicação Sprout Bebê também ajuda MUITO a controlar o tempo que o bebé está acordado. A aplicação é paga depois de 10 dias de utilização, creio eu, mas compensa MUITO!!

Às vezes passam 2h e estamos tão atarefadas com o nosso filho que nem percebemos, daí ser muitíssimo importante estar atenta aos SINAIS que nos dá e às JANELAS DE VIGÍLIA. Basicamente as janelas de vigília, para quem não sabe, é o tempo em que o bebé está acordado entre uma sesta e outra. Por exemplo, se acorda às 8 da manhã e está desperto até às 9:45h a janela de vigília foi de 1:45h, independentemente do que esteve a fazer (mamar, brincar, mudar fraldas,...). 

As janelas de vigília vão variando de idade para idade e poderás ter uma noção delas nas imagens que sorripei da página d´A Mãe Adormecida, e que respondem a isso:

 

Captura de ecrã 2022-05-30, às 17.55.12.png

 

Captura de ecrã 2022-05-30, às 17.55.15.png

 

Captura de ecrã 2022-05-30, às 17.55.18.png

 

Captura de ecrã 2022-05-30, às 17.55.22.png

 

Captura de ecrã 2022-05-30, às 17.55.25.png

 

Captura de ecrã 2022-05-30, às 17.55.28.png

 

No meu caso, neste momento, a Benedita deve estar acordada, no máximo, duas horas, e fazer sestas de 30 minutos a 2h cada, 3 a 4 sestas por dia. Não convém que ultrapasse muito esse tempo porque depois irá condicionar as outras sestas e sono noturno, mas, sinceramente, às vezes prefiro que durma 2:30h sem a acordar do que acordar porque está a dormir há mais tempo do que devia. Não significa que seja o mais correto, mas é o que faço. Até porque raras são as sestas grandes então sempre que ocorrem deixo-a dormir o que quer e o que precisa.

Outra informação relacionada com o sono que te pode ser útil é a hora da última sesta. Abaixo deixo uma imagem que te elucida relativamente a esse tema, também vinda da página d´A Mãe Adormecida.

 

Captura de ecrã 2022-05-30, às 17.55.42.png

 

Esta é outra coisa que tento respeitar mas que é bem difícil. As sestas da Benedita ainda não estão bem definidas, pelo que tanto dorme 10 minutos como 2:30 horas, o que significa que todas as outras sestas ficarão afetadas, e, o sono noturno também. O mais difícil neste momento é adormece-la entre as 19.00h e as 21:00h, hora que eu queria que ela dormisse sempre mas que dificilmente acontece por mil e um motivos.

Portanto, voltando ao tema deste post, nem tudo são cólicas e nem sempre os bebés choram pelos três motivos acima referidos. Muito mais vezes do que se pensa choram porque querem dormir e não conseguem, ou têm sono e não dormem.

Se o teu bebé chora muito o que aconselho, em primeiro lugar, é aprender a interpretar os seus sinais. A Benedita quando tem muito sono, como a maioria dos bebés, estica-se muito para trás, esfrega os olhos e, claro, farta-se de chorar.

Para que ela não chegue a este ponto o que tenho feito é tentar que durma passado 45 minutos a 1:15h depois de acordar, dependendo de como ela se encontra. Se passado uma hora estiver bem não interfiro, se vejo que ao fim de meia hora já começa a ficar rabugenta começo a deita-la para ver se adormece. 

Como isto não é só deitar e dormir escreverei outro artigo a explicar o que costumo fazer para que durma, e que também pode ser útil a muitas famílias, no entanto por hoje fico por aqui.

Espero ter ajudado! Se tiveres alguma questão ou quiseres partilhar a tua experiência poderás sempre fazê-lo abaixo, na caixa de comentários ou no Instagram.