Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Qui | 12.05.22

Picos de Crescimento e Saltos de Desenvolvimento - Tudo sobre eles

Os picos de crescimento tratam-se de um período em que o bebé cresce mais do que noutras alturas da sua vida. Há fases em que o bebé até um ano de idade poderá passar por um pico de crescimento.

Eles são vários e ocorrem, geralmente, às 2 e 3 semanas, às 6 e 8 semanas, aos 3 meses, aos 6 e aos 9 meses. São caracterizados pelo aumento do peso, do comprimento e do perímetro cefálico, a um ritmo superior ao normal até então.

Bebés que sentem uma necessidade maior de mamar, acordam com facilidade e ficam mais agitados do que o normal, podem estar a passar por um pico. Estas alterações costumam durar entre 2 a 3 dias, podendo mesmo chegar aos 7.

Nessa fase há uma série de "sintomas"  que são identificáveis e que nos mostram claramente que o nosso bebé está a sofrer um pico de crescimento. 

 

Como referi acima: mais fome

O bebé vai querer alimentar-se de forma mais frequente. Se antes mamava de três em três horas, durante o pico pode ficar com fome a cada uma ou duas horas. Isto é uma forma do corpo querer saciar a nova quantidade de alimento de que o corpo necessita. 

 

Mais despertares noturnos

Se antes o bebé dormia bem agora prepara-te para uma noite mais agitada. Se já dormia muito mal também é possível que não notes nada ou que piore ainda mais. 

 

Humor do bebé alterado

Mais rabugento, mais chatinho, mais irritado, mais impaciente, tudo isto poderá ser visível no teu bebé num dos picos de crescimento.

 

image_2022-04-27_13-58-22.png

Imagem: Google

 

Já no caso dos saltos de desenvolvimento, o bebé adquire novas habilidades cognitivas, motoras, sensoriais ou sociais, que até então não tinha, e que o podem deixar mais agitado.

Também nos saltos de desenvolvimento o sono pode ser afetado, por isso boa sorte para todos os pais que estão a passar por isto neste momento ou que ainda passarão.

 

Encontrei isto na internet que é capaz de ser interessante para vires ver na altura em que o bebé se encontrar:

  • Salto 1 (de 4 ½ a 5 ½ semanas): os bebés adquirem mais nitidez e foco na visão e, por isso, veem melhor os pais. Também olham para as coisas por mais tempo, respondem aos toques de forma diferente e ficam mais tempo acordados e ocupados.

 

  • Salto 2 (de 7 ½ a 9 ½ semanas): os bebés percebem que têm mãos e pés, que isso faz parte do seu corpo, e tentam controlá-los. Começam a mostrar preferência por determinados objetos e cores, viram a cabeça em direção aos sons, olham para padrões, movem-se para a frente quando estão no colo e fazem sons curtos e explosivos.

 

  • Salto 3 (de 11 ½ a 12 ½ semanas): eles veem a distâncias mais longas, viram a cabeça quando ouvem uma voz conhecida, seguem as coisas com os olhos em movimentos fluídos, rolam da barriga para as costas (com um pouco de ajuda), fazem bolhas de saliva e demonstram quando acham algo interessante.

 

  • Salto 4 (de 14 ½ a 19 ½ semanas): este é um salto bem longo, que pode durar de 4 a 6 semanas. Nele, os bebés, aprendem várias coisas, como bater com brinquedos na mesa, reagir quando se veem ao espelho, respondem quando chamados pelo nome, resmungam quando estão impacientes, rolam com maior facilidade, arrastam-se, percebem que podem gritar e, geralmente, no final do salto, já conseguem segurar a cabeça sem ajuda.

 

  • Salto 5 (de 22 ½ a 26 ½ semanas): um ponto super importante é que o bebé percebe que a mãe não faz parte dele e que são duas pessoas diferentes, o que resulta na angústia da separação. Com isso, ele pode ficar ainda mais apegado à mãe. O bebé também se interessa por fechos de correr, adesivos e etiquetas, atira coisas para ver o que acontece, sopra, faz sons com a língua e tenta levantar-se sozinho.

 

  • Salto 6 (de 33 ½ a 37 ½ semanas): os bebés começam a gatinhar e movem-se mais, além de imitarem os movimentos feitos pelos pais, tal como dizer adeus. Eles também começam a reconhecem-se ao espelho, podem mudar o seu comportamento e até desafiar outras pessoas a jogar um jogo.

 

  • Salto 7 (de 41 ½ a 46 ½ semanas): os pequenos podem começar a apontar para objetos, imitar movimentos feitos pelos pais (como guardar algo na gaveta), falar mais palavras corretamente, responder a perguntas simples, montar quebra-cabeças simples e com poucas peças, reproduzir sequências de gestos e tentar calçar as meias sem ajuda.

 

  • Salto 8 (de 50 ½ a 54 ½ semanas): muitos bebés começam a andar, além de começarem a falar mais palavras, pegar em roupas e querer vestir-se, dar banho em bonecos e prestar bastante atenção em programas e atividades feitas pelos pais, tal como cozinhar ou maquilhar-se.

 

  • Salto 9 (de 59 ½ a 64 ½ semanas): aqui, os bebés começam a combinar gestos e palavras para mostrar o que querem, brincam com emoções e expressões faciais, imitam pessoas, reproduzem tarefas domésticas, apresentam medos irracionais, empurram brinquedos enquanto andam e podem começar a fazer birras mais intensas e temperamentais.

 

  • Salto 10 (de 70 ½ a 76 ½ semanas): neste salto, os bebés adquirem sentido de consciência, percebendo que possuem o seu próprio corpo. Podem fazer coisas sozinhos, têm vontades próprias, entendem que os pais são pessoas distintas com suas vidas e atividades, aprendem regras (como o que pertence a alguém e quais são os deveres), criam desenhos que representam algo do mundo real, compreendem muito melhor o que é dito, dizem mais palavras, entendem melhor o tempo e podem demonstrar alguns sinais de desobediência.

 

Neste momento a Benedita está agora com 14 semanas e, portanto, no salto 4, e já noto a maioria das mudanças que são faladas nesse ponto. É mesmo giro perceber como muda diariamente, mas, sobretudo, como tem mudado nos últimos dias. E o teu filho? Em que patamar se encontra?

 

 

Se quiseres apoiar o meu trabalho podes fazer um donativo através do Paypal para o email fomefocoforcaefe@outlook.pt, ou então faze-lo usando os meus códigos de desconto nas mais variadíssimas lojas. De seguida deixo os links diretos das lojas online onde os podes usar, assim como o código de desconto e respetiva percentagem de desconto.

 

💰LISTA ATUALIZADA:

@prozis - FFFF-10 ⚡️(10% + ofertas)

@bzr.streetstyle - CAROLINA-10 🧢(10%)

@iswariofficial - CGS 🍂(10%)

@zomatopt - CGS🍕(25%)

@koro_pt - CAROLINA 🍯 (5%)

@cuizeat - CAROLINA15 🍲(15%)

@doeat.pt - CAROLINA 🍛(10%)

@inokempt - CAROLINA 🧼 (10%)

@look4beautypt - CAROLINA (10%)

@brazilian.fit - CAROLINA 👙(10%)

@biomaplantas - CGS10🪴(10%)

@origensbio - CAROLINA 🥥 (10%)

@lojadafarmacia - CAROLINA 🧪 (5%)

@olistic_science - CAROLINA30🧴 (30%)

@inokempt - CAROLINA 🚿 (10%)

 

💰CUPÕES DE DESCONTO PARA USAR ONLINE onde encontras coisas de grávida e para bebé:

@lojapulapula - CAROLINA 🪄(10%)

@minutus_pt - CAROLINA 💫 (10%)

@mariacafe_babywear - CAROLGS 🌼 (10%)

@littlegreen_zebra - CAROLINA 🪅(10%)

@meekbum - CAROLINA🧼(5%)

@kitandkinpt - CAROLINA🩲 (10%)

@lojadafarmacia - CAROLINA 🧪 (5%)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.