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GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

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BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Sex | 18.05.18

Os alimentos saudáveis não são todos light!!!

Há um mito por detrás da comida saudável e da comida vegana, que me deixa os nervos a tilintar.

No início, quando mudei os meus hábitos de ovolacto para veganos algumas pessoas perguntavam-me se a minha "dieta" era para emagrecer. Ora bem, vamos por partes, para emagrecer, ou seja, perder gordura, não é preciso alterar tooodaaa uma vida. Basta comer melhor, fazer exercício, ser focada, beber água, descansar e pronto, havemos de perder gordura mais tarde ou mais cedo.

 

Via: Pinterest

 

 

Mudei porque quis mudar, motivos vários que também já expliquei aqui antes, e que podem ler ou reler para saber.

 

~ Laura Klinke ♡♡♡ a veggie happy meal! ツ (Via XCLUSIVX DIY FANZINE on Instagram.) #dietavegetarianafrases

Via: Pinterest

 

E o que muitas pessoas não entendem é que comer de forma saudável vai muito para além do peso. Claro que o peso, o estarmos e sentirmo-nos bem é super importante, se não estivermos dentro de um peso "padrão" dificilmente vamos ser saudáveis, mas porque é assim. O nosso corpo não foi feito para ter 100kg, a menos que tenhamos 1,95m metros e uma quantidade de massa muscular bem boa.

 

Mas voltando ao foco, as pessoas estão na maioria das vezes desinformadas ou são simplesmente desinteressadas. Quem come de forma saudável, quem segue uma dieta vegana nem por isso consome menos calorias ou come menos do que quem anda a comer porcarias todo o dia, quem não inclui uma dose de legumes que seja no seu dia, quem não come fruta há meses ou quem prefere beber coca-cola zero em vez de água.

 

Ainda há pouco tempo liguei para um restaurante/café no Porto para saber o menu do dia, que varia diariamente. Perguntei o que tinham e o senhor disse-me que o prato vegetariano era um folhado de legumes com arroz. Fiquei me-ga contente. Até era algo que caia bem naquele momento. Perguntei apenas se era vegano e de me imediato informou que era "sim sim menina", cheio de convicção. Alegria instalada em mim. Quem tem alguma intolerância alimentar ou segue uma alimentação em que restringe determinados alimentos, como eu, entenderá certamente o bom que é quando encontramos um sitio que não é 100% vegano/100% sem glúten/100% sem lactose ou o que for, que nos diz que tem uma opção (nem é um cardápio inteiro, é UMA OPÇÃO para nós). É uma felicidade, uma alegria, uma coisa inexplicável (sim, tudo isto por causa de um prato de comida, contento-me com "pouco"). Por descargo de consciência e para ter a certeza da informação que me era transmitida perguntei se tinha leite ou ovos. De imediato o senhor me disse "sim sim, tem ovos". E lá se foi a alegria. Só pensei "então é vegano e tem ovos???". 

 

Isto porque há quem não saiba o que são as coisas. Vegetariano é para muita gente uma pessoa que não come carne, mas que come o resto (peixe inclusive). Há quem acredite ainda que vegetariano é qualquer coisa que tenha algo verde. Uma salada com frango é vegetariano. Assim como salmão com brócolos é vegetariano.

 

Veganismo e vegetarismo em suas diferenças

Via: Pinterest

 

Pior que isto tudo é quando dizem que os veganos só comem alface. Lá está, falta de informação. Há muita gente inculta por aí, por culpa própria ou não, mas há. Os veganos não comem coisas de origem animal, tal como a carne e peixe (básicos), ovos e lacticínios (inclui queijo sim, iogurtes também, leite, natas, molhos que as pessoas não fazem ideia que têm estes compostos e que se vendem por aí). Ou seja, tudo que é animal não entra.

Para se fazer uma salada é preciso muito mais do que um pouco de alface. Fui procurar a definição na internet só para ter aqui uma coisa mais científica para dizer. Ora portanto, uma salada é um "prato que se serve geralmente frio, preparado com verduras e legumes crus ou cozidos, ovos cozidos, etc., temperados com molho de azeite e vinagre, maionese, ou outro.". Ou seja, desconstruindo este parágrafo, tem de conter folhas/verduras/legumes entre outras coisa. Uma salada não é um prato de salmão fumado com ovos cozidos como vejo muito por aí. Isso é apenas salmão com ovos.

 

salada

Via: Pinterest

 

Esta imagem acho que explica exactamente o que é uma salada. No caso dos vegetaianos ou veganos a proteína pode ser lacticínios/ovos/leguminosas ou soja/tofu/tempeh/leguminosas, respectivamente. Como estão a ver a maioria das saldas que praí andam não é salada em lado nenhum.

 

Da mesma forma que uma sopa sem batata não tem necessariamente de ter menos calorias do que uma com batata. Isto porque depende do que tiver lá além dos legumes. Podemos colocar grão, feijão, há quem ponha massa, e depois afirma estar a comer uma sopa sem batata mas com massa. Lamento desiludir mas vai dar ao mesmo ou pior. A batata é muito mais saudável que a massa, e retirar uma para colocar a outra... é pior a emenda que o soneto.

 

Sopa de feijão branco com juliana de legumes

Via: Pinterest

 

Sei que estou a dar muitas voltas e a falar de vários assuntos em simultâneo porque tenho muito para escrever sobre o assunto e porque as ideias vão surgindo e não as consigo controlar.

 

Isto para dizer que as pessoas alteram as definições das coisas, dizem e afirmam estarem a fazer uma coisa, a comer mesmo bem, mas se formos ver a pormenor não estão a comer assim tão bem. Quantas vezes ouvimos dizer "ai eu agora estou a seguir uma dieta nova espectacular. Vou perder 30kg em 3 meses. Já perdi dois, em três meses de treino e de mudanças alimentares. Só como peixe grelhado e legumes".Ainda no outro dia ouvi isto, não estou a inventar.

 

 

 

Resultado de imagem para pirâmide dos alimentos vegana

Via: Pinterest

 

No entanto aprofundando a conversa dá para perceber que o peixe grelhado vem alagado em azeite, que apesar de ser uma gordura boa, muito boa, não deve ser usado como quem bebe água, que os legumes estão lá só para representar, mas que afinal também há batatas. Que os lanchinhos são pães mistos e que antes de jantar ainda há um pacotinho de bolachas daquelas de água e sal (experimentem juntar água e sal para ver se dá para as fazer em casa) só para aconchegar. 

Com isto quero mostrar a realidade de muuuuitas pessoas. E novamente digo, há quem saiba o que está a fazer e quem não saiba. 

 

# vida saudável

Via: Pinterest

 

Vou tentar focar-me apenas no tema que me traz aqui agora. Os alimentos saudáveis não são todos light, com poucas calorias ou para perder peso, como ainda se pensa. Da mesma forma que um plano detox não é só para perder peso. Acaba de facto por acontecer na grande maioria dos casos porque o consumo de calorias geralmente é inferior ao normal e os alimentos são todos líquidos, o que faz logo com que o processo de digestão seja mais fácil e rápido e portanto o que entra também sai mais rápido, sendo quase todos os nutrientes aproveitados, pelo seu valor nutricional. Isto se estivermos a falar de um bom plano detox com frutas, legumes e especiarias, como o que costumo fazer da Detox Original.

 

No entanto um plano detox pode chegar às 1300/1400 calorias sem grande dificuldade, o que para algumas pessoas é suficiente e para outras não. Como dá para perceber só com isto, não é por estarmos a líquidos que estamos à fome ou sem calorias no organismo.

 

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Da mesma forma que o exemplo da sopa serviu para verem que esse prato pode ser de facto light e fit e saudável quando contém apenas legumes, gorduras boas, sementes e leguminosas, mas também pode ser um prato principal se for praticamente uma canja, com carnes e massa e batatas e tudo.

 

Happy new me: Fruta. O melhor snack de todos                                                                                                                                                                                 Mais

Via: Pinterest

 

E nem por isso a primeira sopa tem de ter menos calorias e nutrientes que a outra. De certeza que uma sopa com leguminosas, três ou quatro legumes diferentes e uma colher de sementes tem um valor nutricional superior à de batata ou massa, e até pode ter mais calorias ou as mesmas, já que as leguminosas e as sementes acabam por dar um aporte calórico à coisa.

 

Mais alimentos saudáveis que os veganos e vegetarianos adoram e que nem por isso são light são os frutos secos e manteiga dos mesmos. Do que acompanho nas redes socias, as pessoas que sigo e que vou vendo com o hashtag #juntossomosmaisfit adora manteigas e consome (não posso afirmar diariamente mas gostaria) quase diariamente.

 

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A meu ver deve ser algo a incluir diariamente, seja a que hora for. Podem ver aqui as minhas favoritas dos últimos tempos. Acho mesmo os frutos secos algo de mágico e essencial na vida de qualquer pessoa. Não interessa qual é o objectivo. Além de serem extremamente saciantes, ricos em proteínas, gorduras essenciais ao bom funcionamento do nosso cérebro, são também apetitosas, versáteis e viciantes.

 

Oleaginosas (Calorias)

Via: Pinterest

 

Podemos comer sem mais nada, podemos usar para barrar pão/tostas/panquecas, podemos misturar nos batidos ou usar como topping, podemos colocar nas saladas e sopas, podemos adicionar às sobremesas, fazer bases de tartes, purés, fazer toppings magníficos, fazer sopas com eles, fazer pratos principais, fazer molhos,... Eu sei lá. Dá para fazer tudo ou usar em tudo que possam imaginar. Podem comer uma bela colherada depois do café à sobremesa, com uma tâmara ou um quadradinho de chocolate por exemplo. E já têm aqui uma ideia de uma sobremesa saudável, barata e fácil de fazer.

 

Além dos frutos secos há outras coisas saudáveis que nem por isso são pouco saciantes ou que não trazem qualquer conforto ao nosso corpo. Neste artigo poderão ler quais os melhores hidratos de carbono que podem ter em casa e que duram um tempo. Não, nenhum é light e são todos magníficos. São dos meus favoritos e portanto acho que também vão gostar.

Poderia adicionar à lista de coisas não light as leguminosas, que adoro e que fazem parte de todos os meus dias. Porque são sabororsas, são boas de se trincar, são também versáteis, já que coloco na sopa por vezes, dão para fazer purés, pastas, patês, hambúrgueres, acompanhamentos fenomenais, ou pratos principais óptimos, tal como o caril de grão que adoro, o chilli de feijão, a feijoada de quinoa ou uma bolonhesa de lentilhas. Tudo pratos veganos, que qualquer pessoa pode introduzir no seu dia-a-dia, e que nem por isso são para perder peso ou emagrecer. São só comidas boas e saudáveis, que enchem a barriga e a alma.

 

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Ser saudável não é caro, nem é mais caro do que quando se come carne e peixe. O peixe é caro, a carne também é. O que é que precisam de comprar a mais que não comprariam se optassem por batatas fritas de pacote, chocolates de leite e açúcar, bolachas de chocolate, cereais de açúcar, bolos de supermercado, comida congelada cheia de E´s e ingredientes que não sabemos o que são e refrigerantes para toda a família. Façam as contas a isso, substituíam pelas coisas que sugeri acima, e vejam se fica mais caro ou se poupam dinheiro e saúde.