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GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

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Qua | 08.08.18

Melhores fontes de proteína

Depois de ter falado aqui dos melhores fontes de hidratos de carbono chegou a vez de introduzir as proteínas, os construtores.

 

Esse macronutriente pode ser chamado assim porque de facto ajuda a construir músculos e novos tecidos. Além disso, também servem para formar hormona, enzimas, a produzir energia, a transportar oxigénio, ajuda na recuperação de feridas, permite manter o sistema nervoso em bom estado,...

 

Hoje em dia quase toda a gente se preocupa com a quantidade de proteína que come, ou, pelo menos, com o facto de comer mais ou menos, de incluir mais proteína no dia-a-dia, das fontes da mesma, etc.

Acho este tema bem interessante portanto resolvi falar sobre ele.

 

Existem mais fontes de proteína do que aquelas que a maioria das pessoas conhece, ou que, pelo menos, acha serem boas fontes, e todas elas são super acessíveis e estão à venda em qualquer local.

 

As imagens aqui apresentadas vêm todas do Pinterest onde me encontram com o nome Carolina Gomes da Silva, como nas restantes redes, e podem ver algumas publicações que vou fazendo.

 

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Como podem ver aqui, existem diversas fontes de proteína vegetal. Não, não é preciso comer carne nem peixe para ingerir proteína, pelo contrário. Ora vejam...

 

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A proteína não está apenas na carne tal como diz a imagem, e como eu referi acima.

 

 

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Em todas estas imagens veem vários alimentos repetidos, porque de facto são as maiores fontes deste macronutriente.

 

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Podem, por exemplo, fazer batidos e torná-los mais nutritivos com alguns alimentos que encontram na imagem anterior.

 

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E aqui sim, a lista das maiores fontes proteicas, assim como os seus valores. Podem perceber que as sementes, frutos secos, leguminosas e legumes de folha verde são onde encontram a resposta para os vossos problemas.

 

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É também a base da minha alimentação, juntando-lhe o tofu, mas para quem não gosta ou não quer usar alimentos com soja não há problema, que não é de todo obrigatório ou essencial.

 

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Aqui encontram também a quantidade de algumas fontes que não estavam na outra imagem.

 

 

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Esta imagem já é um pouco diferente. Aqui encontram calorias e proteína de vários frutos, legumes, frutos secos, leguminosas e gorduras, e podem observar que até na fruta há proteína, não sendo claro esta a maior fonte. 

 

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Uma montagem já muito conhecida na internet, onde percebemos que a carne e ovos têm metade ou até quatro vezes menos da proteína de alguns LEGUMES!

 

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Gosto particularmente desta porque de facto o que ingerimos não tem de ter sofrimento, dor, sentimentos de animais. Podemos estar cheios de músculo, super saudáveis e nem por isso termos de matar.

 

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Portanto se tinham dúvidas acerca do que incluir no prato para melhorar a saúde já sabem o que fazer.