Manteigas de Oleaginosas caseira
Ricas em proteínas, fibras, vitamina E, selénio, zinco, cobre e magnésio, têm a gordura como mais de metade de sua composição, mas apenas uma pequena quantidade dessa gordura é saturada ("má"). A maior parte da gordura é de “boa” qualidade (ómega 3, 6 e 9), essencial para o bom funcionamento do organismo, ajudando na redução do colesterol.
As nozes são as oleaginosas que apresentam maior conteúdo de ómega 3 e 6. A avelã contém o maior teor de ómega 9 e a castanha-do-pará apresenta a maior quantidade de gordura saturada.
Por serem ricas em antioxidantes, as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de cancro.
São óptimas opções para serem consumidas nos lanches da manhã ou da tarde. O ideal é escolher versões sem sal. Podem ainda ser adicionadas a saladas, bolos, pães ou massas. Como são muito calóricas, o consumo diário deve ser moderado, limitando-se a poucas unidades (cerca de duas castanhas-do-pará, seis nozes, seis castanhas de caju ou dez avelãs).
Nos supermercados é comum vermos manteiga de amendoim, mas nem todas são o mais saudável possível.
Esta é uma das várias embalagens existentes no mercado (e que não é saudável).
Depois desta grande "aula" acho que já posso colocar uma receita muito básica para fazerem as próprias manteigas de oleaginosas.
É muito fácil. Os ingredientes vão depender da vossa preferência em termos dos frutos secos. Contudo, vou usar o amendoim que é mais do agrado geral. Caso prefiram fazer com outro, o procedimento é exactamente igual.
Ingredientes:
100g de amendoins - 10% de desconto + ofertas diferentes todas as semanas na Prozis com o código FFFF-10 (Vejam sempre a lista atualizada de códigos de desconto aqui, para terem a certeza que o código está a funcionar)
Colocar os amendoins no processador de alimentos até ficar uma pasta. Em 15 segundos está pronto. Podem colocar sal antes de estar pronto e/ou óleo de côco (não o faço).
Como podem ver é mesmo mesmo simples. Não há que enganar. E nada melhor que umas tostas ou torradas com manteiga de amendoim caseira, sem conservantes nem outros aditivos.