Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Sex | 05.07.19

Mais um filme no papo - A Bag of Marbles

p14247664_v_v8_ae.jpg

 

Depois de voltar de Berlim fiquei um pouco mais sensível ao tema da Segunda Guerra Mundial, do Holocausto, ... comecei a pesquisar coisas de história, os Nazis, a Guerra, o que aconteceu, etc, coisa que NUNCA me interessou sinceramente. Achava a coisa mais aborrecida de sempre. Mas depois de ver o Muro de Berlim, de ver nos museus e memoriais, de ver como as pessoas viviam, o que lhes faziam, o MAL que lhes faziam, e a forma terrível como as tratavam, fiquei muito mais sensível ao tema e um tanto curiosa para ver como tudo se tinha desenrolado.

 

Foi então que comecei a ver vídeos no Youtube e dei com um sem querer, chamado “Os Meninos que Enganavam Nazistas” em brasileiro, ou “A Bag of Marbles” em inglês. 

 

O filme estava de facto em brasileiro e isso não me chateou nada, mas para quem não gosta convém ver se existe na Netflix ou assim, em inglês.

 

Voltando ao filme, esta história conta como dois meninos, menores de idade, conseguem enganar os Nazis, através de pequenas manobras e bastante sorte associada aos seus movimentos. Este filme foi baseado num livro contado pela própria pessoa, um dos tais miúdos. É portanto baseado numa história verídica (e isso é bommm!!). Os miúdos conseguiam enganar os Nazis porque mentiam, tal como o pai tão bem lhes ensinou. O que lhes foi dito era que teriam de negar que eram judeus para sobreviver. Negar, negar, negar e negar, acontecesse o que fosse. Nunca poderiam dizer que eram judeus, caso contrário morreriam. E assim fizeram.

Apesar de todas as dificuldades que dois miúdos tão pequenos sentiram fizeram muito bem o que o pai lhes ensinou e mentiram até ao fim. Se entretanto quiserem saber se se safaram, se a história foi ou não feliz no final é melhor verem.

 

Como de costume deixo o trailer caso queiram dar uma vista de olhos: