Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Sex | 25.06.21

Livros lidos em Abril de 2021

51B58EF0-4021-4C1F-ADBC-F531E49F0011.jpeg63EAB7AE-045F-4CFB-98F4-D553CDA31F2B.JPG

 

Abril foi o pior mês até agora em termos de leituras. Já não tinha nada em casa que me despertasse interesse, comprei alguns que sairam ao lado (já falo disso) e também andei desmotivada durante alguns dias por causa desse tal livro que não me fez bater o coração nem suspirar de saudades. Nos 30 dias que passaram houve livros nível 10 e nível 1. Portanto abaixo começo por te deixar a lista de livros lidos em Abril, por ordem cronológica, e ainda a cotação que dei a cada um, de 0 a 10.

 

Estamos grávidos e agora? da Enfermeira Carmen Ferreira - 10

A nossa forma de crueldade de Araminta Hall - 1

Não fazer dieta de Michael Greger - Por terminar

Os mitos que comemos de Pedro Carvalho - 7

 

É percetível os que gostei mais e menos. Saltei um deles (Não fazer dieta de Michael Greger) para ler outro (Os mitos que comemos de Pedro Carvalho) porque me estava a custar avançar. Espero em Maio ter o feedback do livro de Michael Greger para partilhar mas por agora é isto. O mês mais fraquinho até agora foi este mas não estava muito motivada. Quando comecei o tal que deixei a meio andei mais de meio mês e procrastinar e lia pouquíssimo. Quando assim é mais vale mudar o livro e pronto. Em seguida deixo-te os resumos de cada livro. Se tiveres lido algum e quiseres deixar o feedback estás à vontade.

 

A728A62A-DC26-4D7A-A022-16D82B8D6B6B.jpeg

 

"A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas instalam-se e começa a procura de respostas. e porque sabe que o Dr. Google não faz diagnósticos (e é sempre pessimista!), Carmen Ferreira, enfermeira parteira, escreveu este livro a pensar nas mães e pais que andam à procura de respostas.

Às boas práticas e às evidências científicas mais recentes, a enfermeira Carmen alia o que aprendeu com mães, bebés e outros enfermeiros, ao longo de 10 anos de profissão, na área de obstetrícia. Apresenta-nos um livro que abrange cinco grandes etapas: a gravidez, o nascimento (parto e pós--parto), o bebé recém-nascido, os desafios do primeiro ano de vida e a prevenção/planeamento de uma nova gravidez.

Está repleto de informação científica e dicas práticas - daquelas que os médicos não dão, nem encontra noutros livros sobre o tema -, sem obsessões nem fundamentalismos. com uma escrita leve e descontraída, este é o livro que a/o vai ajudar a viver a maternidade/paternidade com mais tranquilidade.

Carmen Ferreira é enfermeira parteira, com dez anos de experiência na área de obstetrícia, e autora do blogue Bebé Saudável. É presença assídua nos meios de comunicação social."

 

Achei este livro bastante completo. Seja para futuros pais ou para quem só quer aprender mais acerca do tema gravidez, bebés, pós parto, etc, "Estamos grávidos e agora?" tem um papel fundamental na aprendizagem dos que menos sabem, algo que acontecia comigo por exemplo. Se estás grávida ou queres ficar aproveita a dica. Não te vais arrepender, e podes mudar muita coisa que provavelmente farias de forma errada, até porque ninguém nasce ensinada, muito menos relativamente a um tema tão complexo como é o dos bebés.

 

 

63EAB7AE-045F-4CFB-98F4-D553CDA31F2B.JPG

 

"Mais do que um thriller psicológico, mais do que uma história de amor... uma realidade do mundo moderno.


Mike e Verity têm um jogo especial. O Jogo do Desejo. Eles jogam para provar o que já sabem: que Verity ama Mike. Que ela precisa de Mike. Não interessa que ela não responda aos seus e-mails ou telefonemas. Não interessa que ela lhe diga que se vai casar com Angus.


Faz tudo parte do jogo secreto que costumavam jogar. E Mike observando V mais perto, vê os sinais. Se acompanhar cada movimento dela, ele saberá quando precisará de ser salva, pois é um homem obcecado pela ideia do romance apaixonado que viveram; e que ainda não terminou."

 

Porque é que dei 1? Porque não me consegui ligar à história, aos personagens, à forma como era contada,... a nada. Com pena minha porque os comentários que li antes de comprar o livro eram bastante positivos. Provavelmente a culpa foi minha e não do livro, mas não consegui gostar e estava desejosa por acabar. Quando isto acontece é terrível!

 

5EF4A918-5BAE-4F8C-B238-BF7CDCD8FC04.jpg

 

"Imagine que era possível reunir num único livro tudo o que de mais importante sabemos hoje sobre nutrição e perda de peso.  É possível. O livro é este. E pode mudar a sua vida. Uma dieta pobre em hidratos ou rica em cereais? Vegetariana ou cetogénica? Se está confuso, não se preocupe, faz parte da maioria. Todos os dias são publicados mais de cem artigos científicos sobre o excesso de peso. E quem é que tem tempo para ler toda essa informação?

Provavelmente, só mesmo o Dr. Michael Greger. Há quase uma década, o autor do extraordinário bestseller Como Não Morrer, apoiado por uma equipa de investigadores, começou a reunir num site (gratuito) a melhor ciência na área da nutrição. Nos últimos anos investigou a fundo as dietas, tendo sempre presente que mais importante do que perder peso é ganhar saúde.

Com esse objectivo em vista, retirou dos milhares de artigos um conjunto de conselhos fáceis de pôr em prática. Ou seja, os que podem ser realmente usados hoje e sempre, com benefícios para a saúde e sem obrigar o leitor a fazer… dieta. Sugere um plano rico em fibra e água e com pouca gordura, sal e açúcar, e repleto de alimentos anti-inflamatórios."

 

0C666C0E-0EA9-4A2A-BCB7-BFC1D42B3CD2.jpeg

 

"A água alcalina cumpre tudo aquilo que promete? O jejum intermitente traz realmente benefícios? É possível ser vegan e ter uma alimentação equilibrada?
Se fica baralhado com a quantidade de informação nutricional contraditória e com a miríade de dietas milagrosas que abundam nas redes sociais, este livro é para si.
Com base em evidência científica, o nutricionista Pedro Carvalho desmistifica questões alimentares relacionadas com a saúde, o exercício e as dietas, para que possa defender-se das falácias e das meias-verdades que diariamente ouvimos sobre aquilo que comemos.
Com a ajuda de Os novos mitos que comemos ficará certamente mais bem preparado para fazer escolhas alimentares de forma informada sem se perder em dietas da moda."