Leituras que gostava de fazer em Março
Em Março gostava de ler alguns dos 8 livros que vou deixar abaixo, com as respetivas sinopses. A ver vamos se consigo comprar algum deles e, posteriormente, efetivar a dita leitura. Se já leste algum deles diz-me.
O livro essencial para todos os que querem tornar as equipas mais produtivas, coesas e motivadas.
As empresas são as pessoas que as compõem. Se esta é uma verdade inegável, porque continuamos, ainda, a prestar tão pouca atenção à componente psicológica das organizações? E quantos de nós sentimos, diariamente, cada vez mais dificuldade em gerir pessoas?
As prioridades estão a mudar, no que ao trabalho diz respeito. As novas gerações vivem com maior mobilidade e menos vinculação às estruturas. Consequentemente, a forma como a liderança é exercida é mais escrutinada, e aos resultados financeiros esperados juntam-se as exigências ambientais, éticas e sociais.
Este é o livro essencial para todos aqueles que, nas empresas, gerem pessoas e querem melhorar resultados, porque traz para a equação uma componente nova - ou, pelo menos, muito desconhecida, para a grande maioria de nós -, que tem uma importância vital e pode mesmo ser um game changer: a psicologia.
Porque lembremo-nos: sem pessoas, não há organizações, e o comportamento e a forma como pensam, escolhem e expressam as suas emoções são absolutamente decisivos.
O meu outro marido de Dorothy Koomson
Uma série de terríveis homicídios. Uma complexa rede de mentiras. E uma mulher impedida de limpar o seu nome.
Cleo Forsum é uma romancista bestseller e argumentista de uma série televisiva de enorme sucesso.
Mas agora decidiu afastar-se de tudo – incluindo do seu marido, Wallace –, num esforço para escapar ao passado que a persegue. À medida que Cleo redige os últimos episódios da série, as pessoas à sua volta começam a ser vítimas de homicídio e torna-se evidente que alguém está a tentar acusá-la desses crimes. Cleo julga saber a razão, mas não pode partilhá-la com a polícia, nem provar a sua inocência. Para isso teria de revelar a verdade sobre o seu outro marido…
Pessoas Tóxicas - Como identificá-las e libertar-se dos narcisistas para sempre de Silvia Congost
As pessoas tóxicas existem. Quer as vejamos ou não, quer o aceitemos ou não, elas existem, e muitas vezes podem estar bem próximas de nós. A sua principal caraterística? Intoxicam, invalidam, minimizam e destroem. Podem estar em qualquer área da nossa vida: na família, no círculo de amigos, no trabalho ou na vida amorosa. O mais importante é que se não soubermos removê-las da nossa vida, Podemos sofrer danos a longo prazo.
Como as podemos identificar?
Como nos afastarmos delas se se trata de um pai ou de uma mãe? Ou de um patrão?
O que fazer se identificar o seu parceiro como narcisista? E como sair em segurança dessa relação?
A terapeuta e coach Silvia Congost, autora bestseller em Espanha e especialista em relacionamentos, explica de forma clara e acessível como reconhecer pessoas tóxicas pelas suas caraterísticas específicas. Define claramente cada tipo de perturbação de personalidade mais frequente em relacionamentos tóxicos, explica exaustivamente a sua dinâmica, e indica passo a passo como sair dessa prisão emocional e reconstruir a sua vida… sem arriscar voltar a cair na armadilha, recuperando plenamente a dignidade e a autoestima.
A última coisa que ele me disse de Laura Dave
«Protege-a» é a única palavra que Owen Michaels escreve no bilhete que deixa à mulher antes de desaparecer. Apesar de confusa e assustada, Hannah sabe bem que o homem que ama e com quem se casou um ano antes está a referir-se a Bailey. Com dezasseis anos, a filha de Owen já perdeu a mãe, de quem nem sequer se lembra, e tem agora uma madrasta que preferia não ter.
À medida que todas as suas desesperadas tentativas de contacto ficam sem resposta e que o cerco das autoridades aperta, Hannah começa a aperceber-se de que o marido não é quem ela pensa. E de que Bailey pode ser a chave para descobrir a verdadeira identidade do pai, assim como o que realmente o levou a desaparecer.
Juntas, Hannah e Bailey procuram descobrir a verdade. Porém, quando começam a juntar as peças do passado de Owen, depressa compreendem que também estão a construir um novo futuro. Um futuro que nenhuma das duas poderia ter antecipado.
8 Regras do Amor de Jay Shetty
Um guia completo para vivermos cada etapa do amor criado pelo autor bestseller de Pensa como um Monge.
Ninguém nos ensina a amar. Por isso, muitas vezes atiramo-nos para as relações munidos apenas da sabedoria adquirida através das comédias românticas e da cultura pop a que somos expostos. Mas não tem de ser assim.
Jay Shetty não acredita que o amor seja um conceito transcendente ou uma coleção de clichés. Em vez disso, defende que há passos que podemos dar para o fortalecermos e para o vivermos plenamente.
Inspirado na tradição védica e no conhecimento científico atual, o autor guia-nos pelo ciclo de uma vida a dois – os primeiros encontros, a partilha de casa, as vitórias e as derrotas – e mostra-nos como podemos evitar manter um relacionamento que não nos traz felicidade e como uma separação é também um recomeço.
Com este livro absolutamente transformador, Jay Shetty revela que, se observarmos as oito regras do amor, seremos capazes de sentir um amor maior e mais puro - por nós mesmos, pelos outros e pelo mundo.
O Mistério da Bala Perdida de Richard Osman
O Clube do Crime das Quintas-Feiras está de volta com mais um mistério para ser resolvido...
Mais de 3 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
Mais uma quinta-feira como tantas outras, mas já sabemos que os problemas nunca ficam muito longe dos nossos detetives de O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Desta vez os quatro idosos debruçam-se sobre um caso arquivado ocorrido uma década antes: o assassinato de uma famosa jornalista do noticiário local, cuja investigação não encontrou nem o corpo, nem respostas.
Elisabeth está a ser chantageada por um inimigo misterioso: ou mata um velho desconhecido ou é ela que acaba morta. Enquanto Elisabeth lida com a sua consciência (e uma pistola), Joyce, Ron e Ibrahim tentam resolver o misterioso homicídio, com a ajuda de velhos e novos amigos. Mas conseguirá o quarteto de detetives resolver o caso e salvar Elisabeth, antes que o assassino volte a atacar?
Finanças Pessoais - Tudo o que Precisa de Saber de Alfred Mill
Com muita frequência, os guias de finanças pessoais obscurecem as informações que realmente procuramos com pormenores tão complicados e entediantes que até um contabilista teria dúvidas.
Finanças Pessoais - Tudo o que Precisa de Saber é um guia financeiro abrangente, acessível e fácil de entender, que elimina o jargão desnecessário e as explicações aborrecidas.
Desde a gestão de cartões de crédito até ao planeamento da reforma, este livro está repleto de dicas financeiras, listas de planeamento informativas e planos fáceis de seguir para que tenha tudo aquilo que precisa de saber para maximizar as suas economias.
Então, se procura contrair um empréstimo ou calcular o seu património líquido, este livro tem todas as respostas, mesmo aquelas que não sabia que procurava.
Guncle - As Regras do Tio de Steven Rowley
Patrick O’Hara já foi uma exuberante estrela de televisão. Hoje em dia, mantém a exuberância mas prefere o isolamento da sua casa em Palm Springs. Embora viva como um ermita, Patrick tem a sua lista de pessoas preferidas e entre elas estão Maisie e Grant. São crianças adoráveis, em doses moderadas, é claro, e desde que não interfiram com o seu sossego. Mas a morte de Sara, a sua melhor amiga e mãe dos pequenos, vai obrigá-lo a assumir o papel de guardião de ambos… e é assim que tudo começa. Não, na verdade, é assim que tudo continua. O início deu-se muito anos antes, quando Patrick e Sara se conheceram na faculdade. "A nossa amizade começou na escuridão. Mas a vossa mãe? Sempre foi a minha luz."
Como vai Patrick, ele próprio a fazer o luto pela sua grande amiga, ajudar Maisie e Grant? Ele, o esquivo tio gay que adora passar os seus dias de cafetã a beber cocktails junto à piscina e não está habituado a falar com crianças (preferindo lançar-lhes citações de Oscar Wilde).
Com a ajuda de um peculiar conjunto de regras, alguns amigos intrometidos e um terramoto, Patrick vai descobrir que o papel de protetor lhe assenta melhor do que imaginava. E tal como Maisie e Grant acabarão por descobrir (e nós com eles), há uma maneira certa e uma maneira errada de contar uma história, e esta merece um Óscar.