Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Seg | 20.11.17

Jejum Intermitente - Respostas a questões

 

São muitas as perguntas feitas por vocês sempre que abordo o tema Jejum Intermitente. Fiz um artigo há uns tempos que encontram aqui, e que responde a quase todas. Mas porque há sempre dúvidas ficam aqui as respostas Às perguntas mais vezes feitas.

 

"O bolero da Prozis não tem açúcar nem calorias, achas que se pode beber durante o jejum?"

Em teoria não se pode consumir nada que contenha calorias durante o jejum. De facto o bolero não tem calorias, mas tem adoçantes, adoçantes esses que elevam os açúcares no sangue, e, consequentemente, aumentam a insulina. Portanto, se quiserem cumprir a coisa mesmoa à risca o bolero não deve ser incluído nesse período. 

 

"E água com limão?"

O limão tem calorias não tem? Então não. É a mesma coisa que o bolero. São pouquíssimas, quase nada, mas são calorias. Calorias não entram.

 

"Como fazes os teus jejuns?"

Não queria entrar muuuito por aqui porque os meus jejuns são os meus jejuns e não são nem têm de ser exactamente como os vossos, por vários motivos. O vosso objectivo pode ser o mesmo que o meu ou não. Os vossos horários iguais aos meus ou não. Os nossos gostos serem ou não iguais. E por aí.

Mas de forma simples posso dizer que opto por saltar as refeições da manhã (pequeno almoço e lanches da manhã) e a primeira refeição do meu dia é o almoço, normalmente entre as 13:15h e as 14h. Ou seja, o meu jejum vai das 12h, que é o mínimo até às 16h, dependendo da minha hora de jantar, ceia e do almoço. Podem fazer como preferirem. Há quem prefira saltar o jantar, eu prefiro comer à noite e saltar a manhã. Porque me sinto melhor assim, porque adoro treinar em jejum e porque me é mais conveniente em termos de horários e de refeições (gosto de almoçar e de jantar, são as minhas refeições favoritas).

Para quem faz turnos, por exemplo, estes horários podem não ser os melhores. Convém sempre ver o que é melhor para cada um e perceber o que faz ou não sentido.

 

"Como devo começar o jejum?"

Devagar. Com calma. Sem pressa. Porque há muito tempo para o fazer. Se estavam habituados a 7 ou 8 refeições por dia não queiram no primeiro dia de jejum intermitente fazer só 2 ou 3 porque não vai resultar muito bem... Até pode resultar à primeira vista, mas vai haver fome, vai haver mal estar, tonturas e sei lá mais o quê. A minha sugestão é começar d-e-v-a-g-a-r. Se faziam 7 refeições cortem uma (a primeira ou a última). Se se sentirem bem assim cortem mais outra. Convém referir que, dependendo dos objectivos de cada um, há que reintroduzir os alimentos que faziam parte dessa tal refeição ou refeições noutra ou distribuir durante o dia os macronutrientes.

Porque a ideia não é ficar sem comer para sempre, é estar UM PERÍODO DE TEMPO sem o fazer, mas na restante janela temporal introduzir alimentos para não ficarmos fracos, não perdermos peso nem termos carências alimentares. É muito importante que entendam bem isto. 

Posso estar 16h sem comer, mas nas restantes como a mesma quantidade de comida/calorias que comia antes, só que distribuída de outra forma.

 

"Por que refeição devo iniciar o meu jejum"

Como referi acima tudo depende dos vossos horários, gostos pessoais,... Para algumas pessoas faz mais sentido saltar o jantar e ceia, ou fazer a última refeição do dia às 18h, para outras faz mais sentido saltar as refeições da manhã e ceia, ou introduzir a ceia.

Vejam o que se adapta melhor ao vosso estilo de vida e só depois optem pelo horário X ou Y. Horário esse que também pode e deve mudar consoante a vossa agenda.

 

"Devo fazer jejum durante quantos dias?"

Esta é mais uma pergunta sem resposta fixa. Em casos normais (sem problemas de saúde ou indicações médicas em contrário), podem fazer a semana toda ou uma ou duas vezes por semana. É como acharem melhor e se SENTIREM MELHOR. Nunca se esqueçam que têm de se sentir BEM!

 

 

Volto a deixar alguns benefícios desta prática

 

Jejum Intermitente Infográfico

 

 

E mais algumas informações relevantes, já abordadas.

 

 

Se entretanto surgirem novas perguntas podem fazê-las, seja aqui, no facebook, instagram ou por e-mail. Sugestões de temas também são sempre bem vindas.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.