Fruta de Outono: Anona
Estava cheia de saudades de uma anona. No outro dia fui ao supermercado, vi lá e trouxe logo duas bem grandes para os meus lanches. Ficaram a amadurecer durante dois dias e ficaram prontas a comer. Partilhei no Instagram o facto de comer com casca e pareceu surpresa para algumas dezenas de pessoas que nunca o haviam feito. Mas sim, como com casca. Lavo bem primeiro e depois é só devorar. Partida a meio ou inteira sabe sempre bem!!
Mas não sei se ainda conheces este fruto e respetivos benefícios. Queres aprender um bocadinho acerca dele? Então ficam aqui algumas características interessantes.
É fonte de vitamina C, que tem também poder antioxidante e portanto é ótimo para a pele, e cujo poder antienvelhecimento é sempre bem vindo, certo??
Também é fonte de vitamina B6, que participa da produção de hemoglobina e do metabolismo de proteínas e hidratos de carbono.
Tem um alto teor de potássio, tal como a banana, e por isso ajuda a melhorar a densidade óssea. Ainda reduz o risco de doenças cardiovasculares uma vez que contribui para a redução da pressão arterial.
As fibras presentes neste fruto contribuem para o bom funcionamento do intestino e para manter a flora intestinal saudável, além de prolongarem a sensação de saciedade e exercerem impacto positivo na diminuição dos níveis do colesterol LDL.
A anona também pode conter propriedades antibacterianas potentes, sendo ainda um aliado que podemos oferecer ao organismo no combate da inflamação.
Além de tudo isto pode ajudar a combater células malignas em diversos tipos de cancro, incluindo o do cólon do útero, da mama, da próstata, do pulmão e do pâncreas, por causa do seu efeitos anticancerígeno.
Por fim ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Em termos nutricionais, 100g de anona contêm cerca de:
- 68 calorias
- 1,5g de proteína
- 0,2g de gordura
- 17,1g de hidratos de carbono
- 3,2g de fibra
- 179mg de potássio
Ainda te faltam motivos para começar a consumir este fruto delicioso e tão bom para a saúde?