Fraldas reutilizáveis: Quantas ter? Que tamanhos comprar?
Uma dúvida que tive quando me "meti" nisto das fraldas reutilizáveis era quantas ter? E que tamanhos comprar? Pois bem. Andei a informar-me e acho que consegui ficar com uma boa ideia do que é necessário. Se também queres apostar em fraldas reutilizáveis com este artigo poderás tirar algumas dúvidas. Caso tenhas outras que não ficaram respondidas aqui podes sempre deixar a tua questão na caixa de comentários que se eu souber ajudo.
Quantas fraldas reutilizáveis ter?
Na realidade não existe uma resposta 100% certa, porque depende muito da rotina dos pais e do funcionamento da casa, de quanto em quanto tempo se pretende lavar as fraldas e dos sistemas de fraldas utilizados.
Contudo, o ideal que é as lavagens de fraldas sejam, no máximo, de 3 em 3 dias. Caso se opte por lavar fraldas diariamente 15 fraldas talvez sejam o suficiente. Já se a ideia for fazer lavagens de 3 em dias dias o ideal é ter entre 38 a 45 fraldas.
Que tamanhos de fraldas comprar?
Mais uma vez irá depender. Neste caso depende do tamanho do bebé à nascença e do seu desenvolvimento. Se o bebé nascer com menos de 3kg e demorar largos meses a atingir os 5kg o ideal é que se tenha um enxoval de fraldas de recém nascido simpática, em torno das 30.
Já se o bebé for grandalhão e atingir rapidamente os 5kg não vale a pena ter muuuitas fraldas de recém nascido, que são mais pequenas e servem durante menos tempo (até aos tais 5kg geralmente). Neste caso devemos optar pelas fraldas de tamanho 1 (que servem até aos 15kg, ou seja, mais ou menos, até aos 2 anos, altura de desfralde)
Para que não haja dúvidas o ideal será apostar nas fraldas de tamanho único que servem a partir dos 3,5kg, que é um peso que todos os bebés têm logo no final do primeiro ou até ao segundo mês de vida.
Eu optei por ter cerca de 40 fraldas reutilizáveis de tamanho 1 e, por agora, 11 fraldas de tamanho recém nascido. A minha ideia é comprar mais 8 ou 9 fraldas de recém nascido para poder estar descansada e não sentir pressão para lavar e secar, que nos meses frios é mais complicado. Já agora será precisamente nessa altura que a bebé vai nascer, e, consequentemente, usar as tais fraldas de recém nascido.
No entanto ressalvo que não considero necessário ter-se 40 fraldas acima dos 5kg e cerca de 20 de recém nascido. Mas foi por isto que optei para me deixar mais relaxada quanto ao tempo, lavagens, mudas, etc e tal.
Acho que nisto das fraldas reutilizáveis cabe a cada um pensar o que é melhor para o cuidador do bebé e para a logística da família. Se ter fraldas à justa irá dar cabo dos nervos a todos não aconselho.
É preferível ter mais umas fraldas e estar-se descontraído em relação a coisas que não controlamos, como o número de cocós e xixis que o bebé vai fazer, os dias em que vai estar bom tempo ou não, se a máquina de lavar avaria e não dá para tratar das lavagens das fraldas em tempo útil... O importante é que tudo funcione de forma natural e em harmonia.
Ao contrário das fraldas descartáveis estas servem para futuros irmãos, primos, amigos, podem alugar-se ou vender-se depois de não serem necessárias, e, por isso, acabam por compensar ainda mais, não só para o ambiente mas também para a carteira.
Já agora posso dizer-te que a minha coleção veio das seguintes lojas:
@tartaruguita.pt - 10% de desconto com o código CAROLINA
@littlegreen_zebra - 5% de desconto com o código CAROLINA
@meekbum - 5% de desconto com o código CAROLINA
@mihusdiapers - 5% de desconto com o código CAROLINA
@naturalchoices.pt - 5% de desconto com o código CAROLINA
@lapetiteourseeurope - 10% de desconto com o código CAROLINA10
Puppi diapers - 10% de desconto com o código CAROLINA
Gostava de saber como foi a tua experiência com estas meninas. Quantas fraldas compraste? E que tamanhos preferiste? Muitas de recém nascido ou nem valeu a pena? Conta-me.