De Dag ou The Day, a série parecida com a casa de Papel
Pode ser esta a série do mês de Junho? Então é isso mesmo! Acabo de a considerar série do mês passado. É incrível! Muito ao estilo de La Casa de Papel, em De Dag, em Belga ou The Day em Inglês, há um assalto a um banco. E quanto é que eu gosto deste tipo de história? Infinitamente!!
Em The Day, vou-lhe chamar assim para ser mais simples, há um assalto a um banco, tal como referi acima. Contudo, e tal como em La Casa de Papel, não é beeem um assalto normal, se é que podemos chamar normal a esta situação.
Há uma equipa de polícias a tratar do caso, há toda uma comunicação social a querer saber o que se passa, há uma história por trás que também é contada em vários momentos, há reféns dentro e fora do banco (uhuhuh e mais não digo para não estragar a surpresa a quem vai ver), há bombas no pescoço de dois dos reféns, há acção, suspense, mistério, crime, tudo-de-bom.
Também temos uma polícia mulher em frente ao caso, tal como La Casita e uma parte extemamente gira é que um episódio mostra o que acontece fora do banco, como a polícia está a atuar, os pedidos que recebem de dentro do banco, e no episódio seguinte vemos o que aconteceu nesse mesmo período de tempo mas dentro do banco. Portanto, às vezes não se percebe logo logo o que está a acontecer mas depois, no episódio seguinte, as dúvidas que ficaram no ar são desfeitas porque se entende todas as motivações, o que os criminosos querem, o que a polícia fez, e por aí.
Não está disponível na Netflix nem na HBO e sinceramente não sei onde se encontra sem ser online. Contudo vale a pena procurar porque, como disse, é uma excelente série.
E quando achamos que está tudo perdido para os crimosos, que a polícia chegou lá eis que algo acontece, e o mesmo se verifica ao contrário. Há imensas surpresas mesmo. E há imenso jogo psicológico, bastantes segredos e imensa imaginação por parte dos bandidos.
Fica a dica. Queres deixar-me a tua?