Creatina: Engorda? Porque usar? Quais são os benefícios?
Creatina, o melhor suplemento, que todos os adultos deveriam tomar, treinando ou não!!
Antes de tudo, e começando pelos benefícios, entre muitas outras coisas, a creatina:
-Ajuda a ganhar/aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho físico, principalmente em treinos de alta intensidade;
-Acelera o metabolismo;
-Atua na geração de ATP, fonte de energia das células;
-Melhora a força muscular e previne fraturas, excelente no caso dos idosos;
-Aumenta a força de explosão;
-Favorece a atividade cerebral, já que contribui com o desempenho das funções cognitivas, e é uma mais valia na neuroproteção;
-Diminui os efeitos do envelhecimento.
É melhor tomar creatina antes ou depois do treino?
A altura do dia em que o suplemento é tomado não faz diferença na performance durante o exercício ou na recuperação após a atividade física. Os benefícios da creatina são obtidos graças ao aumento da substância nos músculos, o que ocorre com a ingestão regular e não imediata.
A creatina engorda ou incha?
Não, não aumenta a quantidade de gordura corporal, porém, pode levar sim ao aumento de peso, uma vez que, com o treino e dieta adequada os músculos vão crescer, o que leva a esse aumento de peso. Por outro lado, com o aumento da creatina nos músculos há um aumento da quantidade de água dentro deles, água essa que não só pesa como aumenta o volume muscular, ou seja, incha.
A creatina é prejudicial para os rins?
A ingestão regular da creatina com orientação nutricional e/ou médica é segura, no entanto, especialistas defendem que a ingestão excessiva (cerca de 30g por dia), e por longos períodos de tempo, aumenta a concentração de creatinina na urina, podendo comprometer os rins.
A creatina melhora o desempenho na corrida de longa distância?
Não. As corridas de longa distância, como as realizadas na rua, são atividades predominantemente aeróbicas, e a creatina aumenta o desempenho em desportos que exigem força e potência (atividades anaeróbicas). Além de não trazer benefícios para a performance, a creatina pode até prejudicar o desempenho na corrida. Motivo: em corridas de longa distância, quanto mais leve o atleta melhor tende a ser o seu rendimento, e a creatina favorece o aumento de peso (devido ao acumular de água e ao aumento da massa muscular). Já corredores de provas em pista (100 e 200 metros, por exemplo), podem beneficiar da creatina, uma vez que a força e a potência são essenciais nessas competições.
Na Prozis encontras esta creatina que utilizo diariamente, quer treine, quer não treine, com 10% com o código FFFF-10. Experimenta! Não precisas de muitos suplementos, basta-te um.