Coronavírus: O que ter em casa durante a quarentena (10 Ítens essenciais)
As corridas aos supermercados já começaram mas há que manter a calma! Se formos conscientes nas nossas compras há tudo para todos. Se está na altura das compras do mês tudo bem, vamos a isso! Caso não faças compras mensais habitualmente prepara-te para ter mantimentos para duas semanas, três no máximo. Não precisas de açambarcar a despensa até mais não. São só uns dias de quarentena, não é a terceira guerra mundial. Até pode parecer por vezes, mas não é!
Portanto o mais sensato é ter comida e outros bens essenciais em casa, como é evidente, visto que estaremos em casa muito mais tempo que o habitual, e faremos mais refeições no nosso doce lar do que o costume. Isto não se aplica a toda a gente, mas no geral será assim.
E há bens mais importantes, ou mesmo fundamentais, do que outras. Como te quero ajudar nesse sentido aqui ficam os bens essenciais para ter em casa no período de quarentena (que são 15 dias e não 40, ao contrário do que a palavra indica).
1-Leguminosas*
Em conserva ou para cozer, é algo que deve fazer parte da tua lista de compras habitualmente e não apenas agora. São práticas, versáteis, saborosas, nutritivas e com mais qualquer coisa já fazem um prato. O recomendado são cerca de 80g por dia, dependendo se se trata de uma leguminosa seca ou fresca, mas vegetarianos e veganos acabam por consumir mais muitas vezes, podendo chegar a 100g/150g. Isto em frascos de 500g dá cerca de 4,5, assumindo as 150g, já a dar tudo nas leguminosas. Como não dá para comprar meios frascos vamos para os 5. 5! Não são 50!
*5% de desconto na Koro com o código CAROLINA
2-Frutos secos*
Outra coisa que deve morar em nossa casa, que não se estraga facilmente, que dura bastante e que pode ser consumido de mil e uma formas. Podes fazer queijo, tartes, barrinhas, bolos, colocar nos batidos, misturar no topping das papas de aveia ou das panquecas de alfarroba, fazer manteigas, fazer molhos,... São excelentes a todos os níveis! 30 a 50g por dia fazem milagres!
* 10% de desconto + ofertas diferentes semanalmente na Prozis com o código FFFF-10 (Vê a lista atualizada de códigos de desconto aqui para teres a certeza que o código está a funcionar)
3-Cereais
Arroz, aveia, quinoa,... o que usares normalmente, e farinha (de aveia, amêndoa, quinoa, arroz, milho, espelta, banana, coco, grão de bico, alfarroba, tremoço, castanha,...) caso seja habitual usares. E pode ser 1kg ou 4kg. Depende da tua utilização. Faz as contas para 15 a 21 dias de confinamento.
4-Fruta e Legumes
Frescos e congelados! Não esquecer deste segundo. Porque dificilmente conseguirás manter em bom estado a fruta e legumes, durante 15 a 21 dias. Podes comprar fresca e congelar, cortando aos bocadinhos e colocando em tupperwares, mas também podes comprar fruta já congelada. O ideal são 3 a 4 porções diárias de fruta. Há quem aposte apenas em 2 porções, mas também há quem abuse fortemente, como eu já fiz em tempos, e coma 7 ou 8 peças de fruta por dia. Já no que respeita aos legumes deve haver, pelo menos, 2 porções diárias. Veganos e vegetarianos com uma alimentação saudável certamente comerão mais, por isso vejam o que necessitam para este período de tempo.
5-Proteína
Se comes carne, peixe e ovos a volta a ver o que consomes habitualmente num dia/semana e multiplica por 15/21 ou por 2/3. Se consumires 100g a 150g de proteína ao almoço e o mesmo ao jantar são 200g a 300g por dia. Não precisas de um leitão mas talvez precises de alguns bifes de frango/perú. Caso não consumas, opta por abastecer a despensa com moderação de soja, tofu e/ou seitan. Tenho duas embalagens de soja grossa no armário, outras três de tofu e mais uma de tofu no frigorífico (com validade reduzida). Não comprei de propósito para agora, já tinha, e é algo que habitualmente tenho em casa, lá está. Não tenciono comprar mais, e, provavelmente, em Abril não esgotei as reservas. Neste caso 50g a 200g por dia são suficientes na maioria das situações.
6-Doce, compota, xaropes, manteiga vegetal ou manteiga de frutos secos, queijo ou o que costumas usar para colocar no pão/tostas/topping de panquecas, o que seja
Se, normalmente utilizas algo do que referi acima compra! Um ou dois frasquinhos, uma ou duas embalagens, tu é que geres.
7-Açúcar, adoçante ou o que costumas colocar no café/chá/receitas doces
Porque se costumas usar compra! 500g a 1kg é mais do que suficiente. A não ser que faças doces todos os dias.
8-E por falar em café...
Café, chá ou outra bebida que gostes de consumir fora de casa, compra para fazer no teu domicílio. Em pó ou cápsulas podes comprar tudo online para evitar idas aos supermercado.
Relativamente a bens não alimentares essenciais...
9-Escova de dentes boa, pasta dos dentes, papel higiénico (para 15 a 21 dias e não para 15 meses), sabão e detergentes para manter a casa limpa
Lá está, coisas que devemos ter SEMPRE EM CASA, não agora. Se tiveres isto tudo não é preciso comprar. Se não tiveres algum deles ou vários compra, claro. Mas não em demasia.
10-Kit de primeiros socorros
Álcool, água oxigenada, betadine, termómetro, algodão, tesoura e alguns medicamentos que possam ser essenciais, como Paracetamol e Benuron. Mais uma vez, tudo que devemos ter em casa sempre.
E parece-me que esteja tudo. Mais uma vez o consumo deve ser consciente, moderado, pensado, e deve ter em consideração as nossas necessidades normais e habituais.
Caso queiras fazer compras online deixo-te ainda alguns descontos que podes usar para poupar algum dinheiro:
@prozis - FFFF-10 ⚡️(10% + ofertas)
@olistic_science - CAROLINA20🧴(20%)
@huxia.pt - CAROLINA🍶(10%)
@iswariofficial - CGS 🍂(10%)
@molisandco - CAROLINA5 👕(5%)
@nupednutritionpt - CAROLINA🔋 (10%)
@yogoody.yog - CAROLINA🥛(10%)
@mariacafe_babywear - CAROLGS 🌼 (10%)
@diginpt - CGS🍕(25%)
@inokempt - CAROLINA 🧹 (10%)
@origensbio - CAROLINA 🥥 (10%)