Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Sab | 06.07.19

Como manter a motivação? 10 dicas simples

Hoje partilho algumas dicas para manter a motivação sempre em alta. Espero que sejam úteis.

 

IMG_8125

 

1- Estabeçecer um objetivo concretizável

Se a ideia for perder peso o objetivo é esse. Mas se pudermos ser mais específicos, neste caso, em quanto peso se quer perder, melhor, porque o foco e a motivação estarão mais direccionadas para isto. É diferente querer perder peso de querer perder 5kg. Focar no que se quer, sempre!

 

2- Dar valor aos pequenos avanços

Sei que é difícil estarmos sempre motivados e focados para algo, mas, por exemplo, se o trabalho anda muito stressante ou aborrecido convém pensar onde já chegamos, porque começamos, o que nos fez escolher o trabalho em que estamos. Seja para pagar contas ou porque foi o curso que tiramos, é preciso dar valor onde chegamos. Se calhar há 3 anos não estávamos onde estamos hoje, certo? O que mudou? O que melhorou? Há que focar nisso.

 

3- Pensar positivo

Eu juro que isto muda a vida! Não sou a pessoa mais positiva do mundo, confesso, mas trabalho isso constantemente. Sempre que começo a pensar de modo negativo automaticamente tento mudar o pensamento para "não, isto vai correr bem!!" ou "estou a pensar mal, tenho de pensar positivo",... E a maioria das vezes as coisas acabam por correr bem. Experimenta!

 

4- Dormir bem

Mais uma coisa que parece uma grande treta, mas não é. Dormir bem é meio sustento, já diziam os antigos, e é totalmente verdade. Certamente já tiveste dias em que dormiste pouco, em que dormiste mal,... E nesses dias não há energia, ou parece que não há energia nenhuma, o humor fica meio avariado, a fome anda descontrolada, não apetece fazer nada, entre muitas outras coisas. Sei que hoje em dia, com o ritmo acelerado em que vivemos o sono muitas vezes fica para último, mas não é igual dormir 7 ou 8 horas ou dormir 5 ou 6. Não é mesmo. Tentar dormir mais e ter um sono de melhor qualidade vai ajudar a manter a motivação e a vontade de ter mais um dia pela frente com a "batalha" ganha.

 

5- Relaxar

Este ponto entra um pouco no anterior. Para dormir melhor também convém estarmos relaxados, e se dormirmos bem estamos mais relaxados, ou pelo menos menos cansados. Durante o dia é ótimo ter momentos de relaxamento também, para nos manter centrados nos objetivos do dia-a-dia.

 

6- Tentar inovar

Se tentarmos fazer coisas diferentes, e se chegarmos efetivamente a faze-las, vamos continuar motivados para algo. Mudar uma receita, mudar o treino, mudar o estilo de roupa, mudar a mobília de casa, seja o que for, vai manter-nos motivados para algo. Não posso nem quero estar aqui a dar mil exemplos por isso cada um deverá adequar este ponto às suas necessidades.

 

7- Fazer algo por nós

Não basta estar sempre a procurar soluções para o que pretendemos, também temos de fazer algo por nós. Um passeio à beira mar, um jantar com amigos, uma ida ao cinema, uma ida ao spa para relaxar, o que seja. Algo que nos faça sentir bem. Isto irá dar energia para tudo o resto.

 

8- Eliminar distrações

Telemóveis, televisões, outras pessoas, filhos pequenos, tudo isso pode ser uma distracção quando estamos focados no nosso objetivo. Se for trabalhar, aumentar peso, começar a fazer uma atividade física, ler um livro,... Ao eliminarmos ou diminuirmos as distracções iremos estar mais focados e portanto será mais simples continuarmos motivados. E porquê? Porque se não perdemos tempo com coisas o tempo para a atividade principal será maior, seja ela boa ou má, vamos continuar motivados para ela porque a sua execução será inata.

 

9- Organização

É a chave de muitas coisas. Sem organização não vamos a lado nenhum. Organizar refeições, treinos, quem vai buscar os miúdos à escola, organizar o trabalho para aquele dia... Assim percebemos o tempo que temos para determinada tarefa mas também o que mais podemos ou não incluir no nosso dia. Sabermos que vamos ter momentos de lazer ao longo do dia vai estimular a motivação para o que pretendemos.

 

10- Continuar a sonhar

Mesmo que os nove pontos anteriores sejam executados na perfeição podemos não estar ultra motivados todos os dias, mas não podemos deixar que isso nos desmotive. Continuar a desejar, a sonhar com o que queremos irá manter a motivação em alta.

 

Queres acrescentar alguns pontos à lista? O que te mantém motivado?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.