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BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

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Ter | 17.04.18

As melhores combinações de alimentos para promover a absorção de nutrientes

Nem tudo que comemos é absorvido, pelos mais diversoso motivos. Depende da pessoa, depende das intolerâncias alimentares, se as tem ou não, mas também depende do que está a comer com determinado alimento. Sabiam que há combinações de alimentos que resultam muito bem e outras que nem tanto? Pois é, e estou aqui mesmo para vos ajudar nisto. 

Existem combinações muito conhecidas, outras nem tanto. Quando estava a escrever este artigo fiquei a saber de algumas que não fazia ideia, portanto todos aprendemos com isto. Vamos lá ao que interessa.

 

 

Arroz + Feijão

A junção destes dois já é antiga e é um dos pratos favoritos dos Brasileiros (e meu também). Tratam-se de dois alimentos extremamente ricos em nutrientes, que também podem ser consumidos separadamente, mas que quando se juntam trazem imensos benefícios ao organismo.

O arroz possui várias vitaminas do complexo B, cálcio e ferro, sendo um hidrato de carbono interessante.

Por outro lado, o feijão é rico em proteína, ferro, vitaminas do complexo B e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Ou seja, quando combinados completam-se, já que os aminoácidos que um não tem são os que no outro abundam.  O arroz fornece um aminoácido, a metionina, e o feijão, outro, a lisina. A proporção perfeita é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

 

 

Rúcula + Feijão

A vitamina C aumenta até 30% a absorção do ferro nos vegetais, que nem sempre é fácil.

 

 

Tomate + Azeite

As células, para funcionarem, queimam oxigénio e liberam radicais livres que, quando em excesso, deixam o ambiente do organismo tóxico, podem danificar o DNA, prejudicar a imunidade e acelerar o envelhecimento. O tomate é rico num antioxidante chamado licopeno, que se liga aos radicais e  os neutraliza. Mas o licopeno precisa de ajuda da gordura para entrar em ação. Um fio de azeite é suficiente. Assim, a gordura do azeite ajuda o organismo a reter esse nutriente.

 

 

Acabate + Tomate

O guacamole, prato típico mexicano, possibilita uma combinação muito rica ao organismo. A gordura do abacate aumenta até 10% a absorção dos carotenoides do tomate, entre eles o licopeno, excelente antioxidante. Isso confere diversos benefícios para o nosso corpo, tais como a prevenção do envelhecimento precoce.

O licopeno actua na prevenção de alguns tipos cancro, tal como o da próstata. Já os carotenoides encontrado nos tomates não são bem absorvidos pelo organismo, algo que muda quando ingerimos abacate em simultâneo.

 

 

Castanha do Brasil + Brócolos

Os brócolos ajudam o fígado a livrar-se de substâncias nocivas, tal como o mercúrio,  chumbo e alumínio, e o selénio da castanha potencializa essa ação. Assim, o fígado fica desintoxicado e funciona melhor.

 

 

Maçãs + Uvas

A quercetina da maçã em combinação com a catequina das uvas roxas diminuem o risco de formação de coágulos no sangue. Excelentes para a saúde do coração portanto.

 

 

Cenoura + Soja

Rica em vitamina A, a cenoura ajuda na saúde dos olhos e melhora o sistema imunitário. A absorção da mesma ocorre da melhor forma quando combinada com a vitamina E, presente na soja de forma abundante.

 

 

Espinafres + Nozes

Ricos em fibra, minerais e vitaminas, tal como a vitamina K, uma vitamina lipossolúvel, os espinafres têm muitos benefícios para a saúde. A vitamina K necessita contudo de gordura para ser absorvida. Quando os espinafres são consumidos com nozes, ricas em ómega 3, há um aumento da absorção da tal vitamina, o que vai promover o crescimento celular, a construção e reparação dos ossos e, ainda, melhorar a circulação sanguínea.

 

 

Cereais + frutos ricos em vitamina A (pêssego, damasco, manga, papaia, laranja, tangerina)

Outro mineral que ajuda na absorção da vitamina A é o zinco. O mineral presente nos cereais integrais reforça a absorção da vitamina presente nos frutos cor-de-laranja. Assim, as células ficam mais protegidas contra os radicais livres, que causam doenças e o envelhecimento precoce.

 

 

Vegetais de Folhas Verde + Limão

Agrião, alface, brócolos, ricos em ferro, são melhor absorvidos quando combinados com alimentos com alto nível de Vitamina C.

 

 

Abóbora + Sementes de Girassol

Quando se faz esta combinação, a pró-vitamina A (betacaroteno) da abóbora é melhor absorvida, uma vez que a vitamina E, que se encontra nas sementes de girassol, tem efeito antioxidante sobre as gorduras que a transportam. Como consequência a pele e os olhos ficam mais protegidos, e o sistema imunitário no seu expoente máximo.

 

 

Pimenta Preta + Açafrão-da-Índia (Curcuma)

O açafrão é um excelente anti-inflamatório e inibe o desenvolvimento de células cancerígenas e, no caso de já existirem, leva à apoptose, uma espécie de suicídio de células malignas. Mas não é só comer açafrão e já está. Para o nosso organismo absorver o açafrão de uma forma correta, é necessário que se junte pimenta preta ou gengibre. No que se refere à pimenta, em grão, moída na hora, esta multiplica 2 mil vezes a absorção da curcuma pelo organismo.

 

 

Chá verde + Limão ou Pimenta

O chá verde possui catequinas, que são  antioxidantes poderosíssimos, que têm uma ação potencializada pelo limão. A pimenta contém uma substância, a capsaicina, que quando se encontra em contato com as catequinas do chá verde, aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso.

 

Chá verde + limão + castanha-do-pará

Basicamente, o ácido ascórbico do limão estabiliza a catequina, antioxidante que se encontra no chá verde, atrasando o envelhecimento das células. E a castanha do Brasil entra onde? Rica em vitamina E e selénio, actua contra os radicais livres. Com a catequina do chá verde é melhor assimilada pelo organismo. Fantástico não??

 

 

Existem muitas mais, mas deixei aqui as que achei mais interessantes e que provavelmente vos interessaria mais. Partilhem comigo algumas também par aumentarmos o nosso leque de combinações alimentares.

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