A Arte de Viver Simplesmente de Shunmyo Masuno - Feedback
"A Arte de Viver Simplesmente" de Shunmyo Masun foi um dos livros que li na quarentena e que aconselho desde já. Pela sinopse, que deixo abaixo, se calhar não ficas com grande noção do que podes encontrar nele, mas acredita que não desilude!! Tem 100 "ideias" que nos poderão mudar a vida. Caso tenhas lido alguns livros do género as ideias poderão não ser assim tãooo novas, mas se é o teu primeiro livro de auto-ajuda/espiritualidade acredita que gostarás e muito!
"Quando chega a casa, provavelmente quer pôr-se à vontade. E quando se descalça, quase de certeza que não pensa duas vezes no assunto. No entanto, se gastar alguns segundos para alinhar os sapatos, estará a praticar zen. Estará a ordenar a sua vida, a "arrumá-la" de forma mais harmoniosa. Ao organizar o espaço físico à sua volta, vai tranquilizar a mente… por breves instantes.
Fará assim tanta diferença na sua vida? Sim, porque se o fizer muitas vezes, vai criar um pequeno hábito. E ao juntar a esse hábito uma série de outros igualmente simples, vai começar a sentir na sua vida aquela tranquilidade e deslumbramento que só raras vezes se sente - como, por exemplo, quando contempla um lago tranquilo.
Há outras práticas recomendadas neste livro. Como sair de casa e observar o pôr-do-sol; andar descalço sempre que possível ou simplesmente plantar uma flor; tudo isso é zen, como nos explica Shunmyo Masuno, sumo-sacerdote de um dos mais antigos templos do Japão.
Quando há anos foi convidado para fazer um programa de televisão sobre zen para crianças, Masuno teve uma ideia. Sendo uma pessoa pragmática (e um designer de jardins de fama mundial), decidiu deixar de lado a filosofia. Explicou antes aos alunos que o zen não se aprende nos livros. E deu-lhes exemplos de como o praticar."