Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Qua | 19.05.21

8 livros para leres se estás grávida (ou contas ficar em breve)

Tomei a liberdade de seleccionar 8 livros para leres se estás grávida (ou vais ficar em breve). São todos diferentes, alguns acerca de nutrição, outros para aprenderes mais um pouco do que será o teu futuro como mãe, outros ainda para te informares acerca do bebé, mas todos eles importantes. Se já tiveres feedback acerca de algum partilha connosco.

 

502x-2.jpeg

Calma, vai correr tudo bem

 

Engravidar, ter um filho, amamentar, não dormir, recuperar. Milhões de mulheres o fazem diariamente, em todo o mundo, uma e outra vez. Entram na estrada da maternidade com um certo espírito de missão e sacrifício que faz com que, de longe, pareça uma coisa simples. Uma coisa fácil, para a qual todas as mulheres nascem. Mas não é verdade.

Engravidar, ter um filho, amamentar, não dormir, recuperar é difícil. Muito difícil, mesmo quando se tem uma rede de apoio feita de pessoas disponíveis para ajudar. Sofia Arruda, actriz e mãe, gostava de ter sabido algumas coisas antes de ter entrado na aventura da maternidade. Gostava que lhe tivessem dito que a amamentação pode ser um processo doloroso, que não é normal sentir tristeza após o parto, ou mesmo que, quando nasce um bebé, nasce uma mãe carregada de culpa infundada. E como ninguém lhe disse, decidiu que seria ela a dizê-lo às mães (e pais) - as que já são e as que ainda vão ser.

Partindo do relato da sua própria experiência e recorrendo a testemunhos de outras mães e de profissionais de saúde como a enfermeira Carmen Ferreira, Clementina Almeida, psicóloga e fundadora da clínica For Babies Brain, e a fisioterapeuta Mariana Rosa, especializada em saúde da mulher, Sofia desconstrói uma série de mitos e crenças e dá ferramentas para que as mulheres possam tomar as rédeas do seu bem-estar durante a gravidez e o pós parto.

 

502x-3.jpeg

O guia prático da gravidez saudável

 

A gravidez e o pós-parto são os momentos da vida em que as mulheres mais se inquietam com a sua saúde. Saber qual é a alimentação certa para si e para o seu bebé, e adotar um estilo de vida mais saudável são as suas principais preocupações. Com o intuito de ajudar as futuras mães, a nutricionista Mariana Abecasis escreveu este livro sobre alimentação, nutrição e estilo de vida saudável durante a gravidez e no pós-parto.


Aqui, irá encontrar dicas e conselhos práticos sobre:
-Recomendações para os principais sintomas e alterações corporais na gravidez, como náuseas, retenção de líquidos e obstipação;
-Necessidades nutricionais e recomendações alimentares, importantes na evolução saudável do peso e que ajudarão na recuperação pós-parto;
-Precauções alimentares e as dúvidas mais frequentes durante a gravidez;
-Principais cuidados no pós-parto, desde a alimentação à atividade física;
-Receitas saudáveis, pensadas para aliviar alguns sintomas da gravidez.

Inclui ainda dois capítulos especiais:
-Exercício físico na gravidez, pela fisioterapeuta Joana Moinho;
-Alterações psicológicas na gravidez, pela psicóloga Filipa Jardim da Silva


O livro obrigatório para uma gravidez serena e saudável.

 

502x-4.jpeg

O livro do seu Bebé

É nos primeiros 1000 dias do bebé — que correspondem aos nove meses de duração média de uma gravidez mais os dois primeiros anos de vida — que ocorre a maior parte do crescimento e desenvolvimento corporal da criança e se estabelecem as bases para o seu estado de saúde, crescimento e desenvolvimento intelectual.

Neste livro, o pediatra Hugo Rodrigues - presença frequente na TV e na imprensa, para além de autor do site de pediatria mais visitado do país - revela como lidar da melhor maneira com esse período crucial. Começando pelos cuidados a ter ainda durante a gravidez, passando por orientações adaptadas às diferentes idades do bebé acerca da alimentação, sono, higiene, segurança e desenvolvimento cognitivo, esta obra de referência é um guia completo e abrangente que procura responder às principais preocupações dos pais:

- O meu bebé está a crescer como é suposto?
- E está a desenvolver-se normalmente?
- Até que idade se deve amamentar?
- Como e quando introduzir os novos alimentos?
- Quantas horas por dia é que o meu filho precisa de dormir?
- Devo dar-lhe banho todos os dias?
- Tenho o meu filho doente, e agora?

Escrito de forma concisa e prática, O Livro do Seu Bebé é de consulta fácil e intuitiva, repleto de conselhos e informações úteis para que possa ajudar o seu filho a crescer e desenvolver-se de forma saudável e harmoniosa.

 

502x-5.jpeg

Manual da Gravidez semana a semana

 

Toda a informação prática e todos os conselhos úteis e tranquilizadores sobre a gravidez.
Semana a semana, este livro será uma companhia indispensável para todas as futuras mães.

Descrições detalhadas da evolução da mãe e do bebé, desde a concepção até às 40 semanas.

Inúmeros exemplos e experiências partilhadas por mulheres que já passaram pela maravilhosa experiência da gravidez.

Orientações para os cuidados a ter antes e depois da concepção: dieta, exercício físico, saúde e bem-estar emocional.

Conselhos especializados sobre o parto e o nascimento, para que esteja preparada para o grande dia.

As expectativas e as emoções nos primeiros dias após o nascimento do seu bebé.

 

502x-6.jpeg

O livro da Gravidez e do Bebé

 

Celebre as alegrias da gravidez e da maternidade.
Com uma abordagem visualmente apelativa, em páginas duplas, os pais podem consultar a secção que mais lhes interessa no momento: da concepção aos três trimestres da gravidez, do parto aos cuidados com o recém-nascido, da amamentação à introdução de alimentos sólidos, até aos 3 anos. Inclui também um capítulo sobre o aumento da família.

 

502x-7.jpeg

A importância da nutrição na gravidez

 

Adotar uma alimentação adequada e bem orientada, desde a preconceção ao aleitamento materno, é fundamental para uma gravidez e um bebé saudáveis. A nutricionista Mónica Pitta Grós Dias, em colaboração com uma equipa pluridisciplinar e baseada na sua experiência diária, esclarece de forma muito prática as principais dúvidas, propõe também planos nutricionais, receitas saudáveis e equilibradas e orientações para a atividade física mais adequada para cada uma destas fases - preconceção, gravidez, pós-parto, bem como uma visão diferenciada sobre aleitamento materno. Um livro útil para as futuras mães, obstetras, pediatras e enfermeiros de saúde materna.

 

502x-8.jpeg

Gravidez e Maternindade

 

A gravidez e a maternidade são, de facto, maravilhosas, mas podem levantar muitas dúvidas e originar alguma ansiedade.
Encontrará aqui todas as informações de que necessita e as respostas às questões mais frequentes, bem como todos os exercícios práticos pertinentes. Muito prático, muito actual, este é um livro para todos os futuros pais.

 

502x.jpeg

Estamos grávidos! E agora?

 

A gravidez, o parto e os meses que se seguem são momentos intensos, repletos de mudanças que se sucedem a um ritmo alucinante. As dúvidas instalam-se e começa a procura de respostas. e porque sabe que o Dr. Google não faz diagnósticos (e é sempre pessimista!), Carmen Ferreira, enfermeira parteira, escreveu este livro a pensar nas mães e pais que andam à procura de respostas.

Às boas práticas e às evidências científicas mais recentes, a enfermeira Carmen alia o que aprendeu com mães, bebés e outros enfermeiros, ao longo de 10 anos de profissão, na área de obstetrícia. Apresenta-nos um livro que abrange cinco grandes etapas: a gravidez, o nascimento (parto e pós--parto), o bebé recém-nascido, os desafios do primeiro ano de vida e a prevenção/planeamento de uma nova gravidez.

Está repleto de informação científica e dicas práticas - daquelas que os médicos não dão, nem encontra noutros livros sobre o tema -, sem obsessões nem fundamentalismos. com uma escrita leve e descontraída, este é o livro que a/o vai ajudar a viver a maternidade/paternidade com mais tranquilidade.

Carmen Ferreira é enfermeira parteira, com dez anos de experiência na área de obstetrícia, e autora do blogue Bebé Saudável. É presença assídua nos meios de comunicação social.