8 Dicas para nadar mais rápido e melhor
Agora que voltei a nadar quero aperfeiçoar os meus movimentos mas também os tempos. Sei que não é algo fácil nem uma coisa que se consiga com meia dúzia de sessões de natação, mas tem de se começar por algum lado. E neste caso o artigo servirá também para quem se encontra na mesma situação que eu e quer nadar mais e melhor. Andei a pesquisar as melhores formas de o fazer e já tenho algumas dicas que irei partilhar contigo já a seguir.
1-Nadar com mais frequência
Para que se melhore seja em que desporto ou área for é importante praticar. Só com a prática se atinge a perfeição, portanto toca a nadar para chegares onde pretendes.
2-Não fazer mais de 3 treinos por semana no início
Se, como eu, não nadas há bastante tempo sentirás que, no início ficarás bastante cansado depois de cada sessão de natação. Para que isso não prejudique os teus treinos futuros e desenvolvimento dos mesmos convém que não sobrecarregues o corpo com 5 ou 6 treinos na piscina por semana, logo no início. Claro que isto aplica-se tudo a quem se está a iniciar na natação e não a quem compete ou faz disto profissão. Mas claro que essas pessoas também não precisam destas dicas.
3-Pedir a alguém para ver a forma como nadamos
Se assim o fizermos podemos ficar a saber como nadamos. Se temos algum tique, se devemos melhorar na braçada,... O que quer que seja que possa ser visível a outra pessoa.
4-Treinar outros estilos de natação
Habituamo-nos a nadar sempre o mesmo estilo e isso pode prejudicar os nossos músculos. Se experimentarmos outros estilos, para além de podermos equilibrar os músculos, evitando lesões, também desenvolve a sensibilidade à água.
5-Experimentar equipamentos
Não para fazer disso norma mas para ir variando, experimentar outros equipamentos poderá ser útil no processo de melhoria. Barbatanas, roupa de borracha, e todo um conjunto de equipamentos que existe nas piscinas para proporcionar uma melhor experiência a quem nada.
6-Melhorar a respiração
Exercícios de apneia poderão ser muito úteis no futuro do nadador. Quanto maior a resistência de baixo de água do mesmo, melhores serão os tempos que fará no final do dia.
7-Separar os dedos
Ao contrário do que muitos de nós pensariam certamente, é melhor nadar com os dedos ligeiramente separados do que demasiado juntos. Isto porque quando os dedos estão mais separados o nadador pode exercer até 50% a mais de força do que com os dedos juntos.
8-Ter companhia
Pode não ser uma coisa em que se pense muito, mas se houver companhia podem-se incentivar mutuamente, desafiar-se, e, tudo isso, ajudará a melhorar mais rápido e melhor.
Tens alguma dica que queiras partilhar comigo?