Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Dom | 23.09.18

72 dicas para evitar o desperdício, poupar e ter uma vida mais sustentável e amiga do ambiente

Um tema na ordem do dia. Parece que de repente toda a gente se começou a preocupar com o Planeta (que bom, ainda bem!!), mas será que estão de facto a fazer o mais acertado?

 

Existem diversas coisas simples que podemos fazer para tornar a nossa casa e a nossa vida mais ecológica, mais sustentável e, em simultâneo vamos poupar dinheiro com fartura com isso. Certamente conhecem diversas mas vou tentar ajudar e aumentar o vosso leque de opções e truques, se é que lhe posso chamar assim, de forma a evitar o desperdício, o excesso de lixo, poupar energia, água, luz, etc e tal.

 

03B35BD4-854A-416E-8295-3933BB5A62CC.jpeg

 

1-Para começar, reciclar. Importantíssimo, mas não resolve todos os problemas, nem de longe.

 

2-Evitar o desperdício de água. Seja com os banhos de imersão, a água a correr enquanto lavamos os dentes ou a loiça, as regas de jardins durante o dia, a utilização do puxador máximo do autoclismo (os mais recentes têm duas opções, optem pela que deita menos água), evitar lavar carros com a mangueira em vez de usar o balde...

 

3-Podem até instalar redutores de fluxo de água nas torneiras e chuveiros, de modo a poupar na água e no que se gasta ao fim do mês.

 

4-Lavar a roupa e a loiça com água fria para continuar a poupar.

 

5-Já agora, máquinas de roupa e loiça só devem ser colocadas a trabalhar quando estão efectivamente cheias.

 

6-E por falar em máquinas, se evitarem abrir o frigorífico a toda a hora poupam imensa energia, já que é o electrodoméstico que mais gasta, a par com a arca, máquina de lavar e secar, ferro de engomar e secador de cabelo.

 

7-Existe uma tarifa bi-diária que permite programar as máquinas de modo a trabalhar quando a tarifa é mais baixa.

 

8-Quando forem utilizar o ferro que seja para passar uma quantidade substancial de roupa e não apenas uma ou duas peças. Ele demora a aquecer e depois é um desperdício de tempo e energia se não o aproveitarem.

 

9-Isto também serve para o forno. Se o utilizarem tentem dar-lhe mais uso depois da primeira assadeira. Assim rentabilizam o calor emanado. O que costumo fazer é aproveitar para cozinhar umas cookies ou um bolo na altura em que tenho o forno a funcionar.

 

10-Evitar encher as panelas com água quando cozinhamos é outra sugestão, já que irá aumentar o tempo que demora a ferver, e, assim, gastar mais energia, sem necessidade alguma.

 

11-Abrir o forno constantemente também só vai fazer com que se gaste mais energia, já que o calor sai... Nada de o fazer.

  

98FBA354-E85F-49C3-AB0B-A64C6671DB8F.jpeg

 

12-Este deve ser desligado 15/20 minutos antes do suposto. Pelo menos o meu, durante cerca de 30 minutos fica a deitar calor como se estivesse ligado.

 

13-O mesmo serve para as panelas que estão no fogão. Depois do lume estar apagado a água continua a aquecer como se estivesse aceso, portanto podem apagar uns minutos antes de estar pronto.

 

14-Sempre que puderem comprem a granel. É algo que não faço, confesso, porque nem sequer existe opção onde vivo, mas se o puderem fazer acreditem que faz diferença. 

 

15-No caso das leguminosas, se puderem comprar a granel perfeito, senão optem pelas embalagens de plástico que não estão cozinhadas em vez das de lata, porque acabam por ser mais ecológicas apesar de tudo. Assim também podem comprar a quantidade que precisam, evitando desperdício. 

 

16-No supermercado levem sacos de casa, e se der para serem sacos reutilizáveis e reutilizados melhor ainda. Há muitos de pano giros mas também se só tiverem de plástico não interessa, o importante é evitar ao máximo adquirir sacos novos de plástico.

 

17-Por exemplo, quando compram fruta não precisam messsmooo de pegar num saquinho transparente que o supermercado gentilmente oferece. Novamente, podem levar de casa o que tiverem ou colocar no carrinho assim mesmo.

 

18-O pão do dia anterior ou até de dois dias antes serve perfeitamente para comer. Como? Torradas

 

19-Se deixarem de tomar café, tomarem em casa ou diminuirem o seu consumo a poupança é imensa. Se optarem por café então nem se fala. Já imaginaram a quantidade de cápsulas que não gastam por mês?

 

20-E por falar em supermercado, sabem que se fizerem compras online poupam: tempo nas filas, no super, no trânsito e no trajecto, e dinheiro, já que não gastam transportes/gasolina que é bem cara e polui imenso. Por outro lado conseguem ver tudo com atenção. Comparar marcas, promoções, usar cupões, ter descontos,...

 

21-Há inclusivamente supermercados que colocam diversas coisas em fim se validade em promoção e muitas vezes o valor é consideravelmente mais baixo (metade do preço ou até menos), e os alimentos estão bons. Mais uma forma de evitar desperdício e ainda poupar una trocos. 

 

22-Já agora, por favor, não comprem aqueles alimentos, normalmente fruta, tipo maçãs, laranjas e pêras, que vêm dentro de saquinhos. Pra quê? Nunca entendi a ideia daquilo.

 

23-Há que ter sempre em consideração que tudo deve ser comprado para ser usado, nas quantidades de que se necessita, senão isto não serve de nada e acaba por se estragar na mesma.

 

24-Ainda sobre os alimentos, há muito desperdício neste campo. São as cascas da batata (porquê senhores, porquê??? Melhor parte... come-se tudo!), da maçã, da pêra, da cenoura, são os talos da alface, são os troncos dos brócolos e da couve-flor,... tenho a certeza que  deitam ou deitaram fora alguma destas coisas.

Há quem utilize coisas um pouco estranhas mas que são perfeitamente comestíveis, tal como a casca da banana (nunca experimentei confesso). A casca do limão, cebola e laranja podem inclusivamente servir para fazer chás

Mas se procurarem na internet são centenas, ou milhares, as receitas onde tudo é utilizado, evitando assim o desperdício alimentar que ocorre diariamente por este Mundo fora. Não se esqueçam que todos os dias há pessoas a morrer à fome. Desperdiçar comida não é bom nem bonito.

 

25-Guardar os alimentos de forma adequada evita que se estraguem rápido. Por exemplo, frescos no frigorífico, bolos ou sobremesas com creme no mesmo local. No entanto há alimentos que no frio se estragam mais rápido, por exemplo, os tomates e as batatas.

 

10454323-4188-4234-A43A-17D9D16832E8.jpeg

 

26-Importantíssimo, primeiro devemos utilizar os produtos ou alimentos mais perto do final da validade. A forma de os guardar determinará em que vamos pegar primeiro portanto quando forem à compras tirem do armário as coisas que já lá estavam, coloquem as novas e só depois voltam a colocar as antigas. Só assim garantem que o que vão usar em primeiro lugar está mais perto de se estragar.

 

27-Colocar no prato aquilo que efectivamente se vai comer faz com que se poupe muita comida no final.

 

28-Reutilizar as sobras das refeições anteriores para confeccionar pratos novos é uma excelente forma de poupar dinheiro e evitar desperdício, além de estimular a criatividade.

 

29-Comprar alimentos orgânicos e biológicos é bom para todos.

 

30-Sendo a agropecuária o maior poluidor a nível mundial, deixar de comer carne é mais sustentável e mais amigo do ambiente do que deixar de tomar banho de imersão

 

31-Nem vou falar sobre os coitados dos peixinhos mortos só porque sim, pois não? Estamos só a falar da destruição de ecossistemas

 

32-Utilizar o congelador de modo a ter refeições prontas para quando não há muito tempo e muita fome mas também para quando sobra algo que pode ser utilizado posteriormente.

 

33-Fazer compras em lojas em segunda mão, vender ou dar as peças e artigos que já não usam é mais uma forma de poupar. Poupam vocês que compram mais barato e poupam as pessoas que recebem os vossos presentes ou os compram mais baratos. Outra sugestão passa por levar peças à costureira (ou fazerem vocês mesmos se tiverem jeito) para costumizar, alargar ou apertar, de modo a estar na moda e poder ser usada novamente.

Uma forma excelente de aplicar a política dos três R's, reduzir, reutilizar e reciclar.

 

34-Comprar tendo por base o comércio justo, preferir os produtos vegan e com tecidos naturais.

 

35-Por falar nisso, sempre que conseguirem podem guardar frascos de vidro para colocar frutos secos, cereais ou leguminosas secas. É uma excelente opção para organizar a despensa.

 

36-Também podem fazer os próprios produtos de beleza. Há imensaaa gente a fazer em casa esfoliante, gel de banho, máscaras, perfumes e outras coisas do género.

 

37-Uma sugestão, utilizar vinagre na limpeza da casa. Se quiserem um cheirinho diferente, mais uma vez, as cascas de limão, laranja ou até gengibre podem ser adicionadas ao preparado, de modo a ter um produto diferente e 100% funcional.

 

38-Já existem diversas lojas com produtos 100% reciclados ou biodegradáveis, tais como as escovas de dentes de bambu, os champôs naturais sem embalagem, os cotonetes, os discos desmaquilhantes, os copos menstruais ou os pensos higiénicos em tecido, e as fraldas de pano ambos laváveis.

 

39-Dar uma vida nova à mobília antiga dos avós, pais ou tios, pintando de outra cor, colocando acessórios, fazendo com que fique ao nosso gosto e esteja mais actual.

 

350B36F6-7833-4361-856D-485AC8E7A2FF.jpeg

 

40-A utilização de garrafas de metal ou de vidro em vez das de plástico também é uma excelente opção para evitar excesso de plástico nas nossas vidas. 

 

41-E como as garrafas também os tupperwares podem ser substituídos por caixinhas de vidro que além de serem mais ecológicos são mais saudáveis para nós, evitando a absorção do plástico pelos alimentos.

 

42-Podem pedir nos cafés/bares/restaurantes para não colocar palhinha de plástico na vossa bebida. Também podem optar por não levar os talheres de plástico para casa quando vão buscar comida fora.

 

43-Há muuuita coisa que podem fazer em casa em vez de comprarem no supermercado, tal como bolos, bolachas, biscoitos, panquecas, sumos,... tudo isso muitas vezes que faz menos bem pode passar a fazer parte do vosso momento na cozinha e assim aumentar a vossa saúde e a carteira. Poupam o lixo, poupam o açúcar/gordura/sal que consomem porque podem fazer as coisas de forma mais saudável e ao vosso gosto, e poupam dinheiro claro.

 

44-Usar sabonete em vez de gel de banho acaba por evitar imenso desperdício de produto, lavamo-nos na mesma e poupamos dinheiro.

 

45-Quem tiver tempo e espaço pode criar a própria horta com as frutas e legumes que desejar ou que conseguir produzir e assim ter coisas saudáveis e em conta do outro lado da porta. E com os restos dos vossos alimentos podem fazer adubo do bom.

 

46-Ter em casa apenas o estritamente necessário, sem o mais minimalista possível é outra dica de poupança a todos os níveis.

 

47-Deixar luzes acesas em casa quando não estamos no local nem pensar, preciso referir isso? 

 

48-Aproveitar seeeempre que conseguirem a luz do dia, que para além de ser melhor e mais saudável é amiga do ambiente e da conta da luz.

 

49-Sempre que possível aluguem ou peçam emprestado. A tenda de campismo que só vão usar uma vez, a mota de água que querem usar estas férias, o corta-relvas que só vos serve uma vez por mês, o vestido para um casamento que pensam usar apenas naquele dia,...

 

50-Utilizar bicicleta ou andar a pé ajudam muito (mas mesmo muito) na poupança financeira e do ambiente, mas se não for possível e a vossa cidade tiver uma boa rede de transportes públicos, essa é a outra boa solução.

 

51-Para poupar papel, uma coisa que eu devia fazer mas que não faço porque gosto muito mais de ler em papel, e sinceramente se tiver as coisas no pc ou tablet nem me vai apetecer pegar naquilo, são os e-books, ou como quem diz, livros digitais, que podemos colocar nos nossos aparelhos electrónicos. Além de mais baratos, e de não ocuparem espaço em casa também são fáceis de transportar e estão ao alcance de um clique.

 

DC6690FD-1F33-4072-A555-E160237147F7.jpeg

 

52-Fotocopiar frente e verso sempre que possível e colocar mais que uma página numa folha, ou seja, em vez de terem 4 folhas poderão ter apenas 1 com 2 páginas à frente e outras 2 atrás. E quem diz 2 diz 3 ou 4 por página.

 

53-Sempre que possível também podem evitar imprimir e em vez disso utilizar as versões digitais.

 

54-Utilizar folhas de rascunho. Seja porque imprimimos algo ficou mal, porque recebemos uma carta, uma fatura da qual não vamos precisar. Guardo isso tudo para utilizar posteriormente quando quero deixar algum recado, fazer um esboço de algo,...

 

55-Colocar um autocolante na caixa do correio em como não querem publicidade.

 

56-Optar por receber faturas da água, luz e gás, por e-mail.

 

57-Sempre que puderem evitar usar secadores de cabelo, máquinas de secar a roupa, microondas e aquecedores, evitem. O secador só faz mal ao cabelo, o microondas só faz mal à comida e a máquina de secar e aquecedor gastam luz que eu sei lá. Poupam na conta e na saúde mais uma vez.

 

58-E agora uma dica para quem organiza festas e coisas do género. Parem com os foguetes. Para além de caros e perigosos são altamente poluentes (não marítimos como terrestres, sem escapar toda a poluição sonora que criam).

 

59-Outra coisa nisto das festas, podem optar por copos reutilizáveis e reciláveis, por palhinhas de papel ou alumínio, por talheres de metal, por pratos de papel. Vão ver a diferença de lixo que fica no final. Além disso é tudo reciclável!

 

B88E3E69-3997-4A86-AD2D-F4BA5C552484.jpeg

 

60-Se tiverem um restaurante ou café, ou conheçam alguém que tenha podem sugerir que o estabelecimento entre na lista dos que no final do dia oferecem a comida que sobrou a instituições ou associações de solidariedade. 

 

61-Podem criar desafios entre a família e amigos em que naquela mês não se pode usar plástico ou pelo menos têm de evitar ao máximo. E quem diz plástico diz tudo o resto. Incentivar a reciclar quem ainda não o faz, pôr a cozinhar quem só compra os congelados do supermercado,...

 

62-Fazer exercício ao ar livro em vez de fazerem num ginásio ajudará a estar em maior contacto com a natureza, poupar dinheiro, relaxar e ainda acalmar a mente e o espírito.

 

63-Se forem comprar electrodomésticos em breve optem pelos mais ecológicos. Existe uma escala energética de A a G, que é colorida e tudo, bem simples de perceber, em que o A e B são os que gastam menos energia e os outros gastam mais. Os primeiros são, portanto, mais eficientes que os outros, sendo portanto os que devem ter em casa, de preferência, A+ ou A++.

 

64-Se viverem numa zona solarenga, poderão ter painéis solares em casa e assim, poupar muito em energia ao final do mês.

 

65-Os carros elétricos são o futuro. Vão trocar de carro ou comprar um? Ponderem essa opção.

 

66-Também podem substituir as lâmpadas "normais" por lâmpadas de baixo consumo.

 

67-Devem desligar os botões vermelhos das televisões quando não estão a ver mais, o que acaba por poupar imensa energia.

 

68-O mesmo se aplica aos carregadores ligados à ficha quando não estão a ser utilizados. Continuam a gastar...

 

69-Baixar a temperatura da caldeira/esquentador de forma a poupar ainda mais.

 

70-Podem optar por uma lareira ou recuperador de calor em vez de um ar condicionado ou aquecedores a gás, que além de fazerem pior à saúde também fazem pior à carteira e ao ambiente.

 

71-Ah mas se tiverem aquecedor não se esqueçam de o desligar quando saírem de casa. Nem vou explicar os motivos que não vale a pena.

 

72-Igual para o ar condicionado ou ventoinha no Verão

 

Acreditem que se fizerem tuudooo isto a vossa vida vai mudar! Se não conseguirem fazer tudo também não há problema. Comecem com pequenos passos. Como puderam constatar com coisas muito simples que podem ser feitas por todos nós sem esforço.

 

 

Podem ver ainda os dois vídeos do canal de youtube onde falei disto.