Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Vitamina B12

Muitas foram as mensagens acerca da vitamina B12 da Prozis. Pois bem, hoje lá consegui escrever-vos este post em que ela é tema chave.

 

A vitamina B12 é absorvida diariamente pelo organismo humano, assim como todas as outras vitaminas, para o manter saudável. Contudo, visto que existem reservas da vitamina no fígado, esta não tem que ser ingerida diariamente através da alimentação, apesar disto, a deficiência de vitamina B12 é algo comum.

 

Os motivos habituais para o desequilíbrio estão relacionadas com falhas no processo de absorção da vitamina. A deficiência tem uma evolução rápida quando existem distúrbios nas mucosas gástricas e intestinais ou quando são ingeridos medicamentos que bloqueiam os seus processos. A vitamina B12 é produzida por microorganismos  que vivem na terra e nos intestinos dos seres humanos e animais. Existe em maior concentração em vísceras, carne, peixe, queijo, gemas de ovo e leite, o que, para vegans é complicadíssimo encontrar.

 

IMG_1905 (2).JPG

 

Noutros casos, não são consumidas quantidades suficientes de vitamina B12 para as necessidades do organismo. Em determinadas circunstâncias, o organismo processa uma quantidade mais elevada da vitamina, e noutras não são consumidos produtos de origem animal em quantidade suficiente, tal como casos de vegetarianismo. Mesmo dietas consideradas saudáveis apresentam em muitos casos um baixo teor de vitamina B12. Como já referi várias vezes, os vegans e vegetarianos apresentam grandes dificuldades em atingir os valores mínimos necessários para o equilíbrio dos níveis da vitamina, pois as dietas têm por base alimentos de origem vegetal.

 

A deficiência de vitamina B12 mesmo pode causar sintomas incapacitantes e resultar em sequelas graves para a pessoa.

 

Por tudo isto de vez em quando faço umas "terapias" de vitamina B12. Uma vez de três em três meses, por exemplo, tomo uma embalagem de vitamina B12 vegetal, está claro, e fico completamente descansada. Sei que tomando este suplemento a probabilidade de ter alguma deficiência desta vitamina será muito menor, ou inexistente em alguns casos.

1 comentário

Comentar post