Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Vegetais com Pesto de Tomate

Recentemente adquiri mais um livro na Wook, "As Delícias de Ella - Todos os Dias", uma mulher que alterou os seus hábitos alimentares por causa de uma doença crónica chamada Síndrome de Taquicardia Postural.

Ella diz no seu livro que demorou dezoito meses até ter resultados através da alimentação, mas que deixou de tomar os medicamentos a que estava condenada exactamente por causa das refeições saudáveis que estava a fazer.

Através da alimentação conseguiu ficar melhor e perceber que este era o caminho certo para uma vida mais saudável e mais feliz.

Apesar de ainda não ter o livro anterior de Ella, As Delícias de Ella, já conhecia a história desta lutadora através das notícias, e logo fiquei apaixonada pela sua força de vontade e determinação. Foi por isso que resolvi adquirir o livro. E porque o livro é 100% sem glúten, lactose, sem açúcar refinado, sem alimentos processados, sem carne nem aditivos e à base do que a natureza tem para nos oferecer.

 

Uma das primeiras receitas feita cá em casa foi a de "Vegetais com pesto perfeito", à qual lhe chamei "Vegetais com Pesto de Tomate", porque o pesto é exactamente de tomate. E como acho importante partilhar receitas que encontram em livros e dar sugestões de livros é o que tenho feito ultimamente, até porque é algo que torna a vida das pessoas muito mais fácil.

 

 

Esta receita serve 3 a 4 pessoas:

Vegetais

 2 beringelas

2 curgetes

2 pimentos vermelhos

Azeite

Sal rosa

Mistura de ervas aromáticas secas

1 punhado de folhas frescas de manjericão - opcional

 

Pesto

12 tomates cherry ou 2 médios

150g de tomate seco ao sol

25g de manjericão fresco

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre de sidra ou balsâmico

1 colher de sopa de polpa de tomate

1 colher de sopa de ervas aromáticas a gosto - tomilhos e orégãos, ou outras da vossa preferência

 

 

Aqueça o forno a 210º (190º se for ventilado).

Corte os legumes em fatias finas e coloque-os no tabuleiro. Salpique com azeite, flor de sal e ervas aromáticas, e deixe cozinhar durante 30/40 minutos, virando os vegetais uma ou duas vezes durante esse tempo.

Entretanto faça o pesto juntando todos os ingredientes no processador de alimentos e triturando-os até o molho ficar uniforme.

Assim que os vegetais estivarem cozinhados e macios, coloque-os numa tigela e misture-os com o pesto, salpicando com mais algumas folhas de manjericão, caso goste.

 

Acompanhei com hambúrgueres de feijão-preto, salada de manga e abacate, receitas deste livro que também vou colocar aqui no blog, espargos salteados e bolonhesa de seitan (a receita não está no blog mas é semelhante a esta, excepto na parte de fazer bolinhas).

 

IMG_4981.JPG

 

IMG_4979.JPG