Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Sab | 24.03.18

Porque é que viraste vegan?

Depois do "Porque é que deixaste de comer carne?" o prometido "Porque é que viraste vegan?", onde vou contar tudo, desvendar todos os segredos e deixar a verdade do motivo pelo qual deixei de comer ovos, iogurtes, queijo e de tomar proteína whey.

 

Então é assim, como disse no post anterior comecei a ver documentários, e a ler um pouco mais sobre alimentação. Sempre me interessei pelo que comia, mas nunca da mesma forma que quando deixei de comer peixe. De facto a minha cabeça mudou e foi a partir daí que a minha vida mudou para melhor.

Image result for vegan

 

Documentários como o Cowspiracy, o FED UP, Food Inc.Somos o que ComemosA Carne é FracaWhat the HealthMuito além do Peso e Food Choices, fizeram-me olhar com outros olhos para o que coloco no meu organismo.

 

Comecei a pensar no meu corpo como a minha casa, no meu organismo e nos meus órgãos como algo que preciso para viver, que não posso estragar, que tenho de mimar.

 

Related image

Ainda há meninas que me enviam mensagens hoje em dia e que perguntam se deixei carne ou peixe ou ovos para perder peso, porque acham que é por aí, mas o caminho não é esse. Nunca deixei de comer nenhuma dessas coisas por causa do peso. Nem sequer estive alguma vez acima do peso.

 

Deixei de comer esses alimentos gradualmente, depois de estudar sobre o assunto. Estudo os alimentos desde sempre. Ainda comia carne e lembro-me de ver na internet os nutrientes, vitaminas e minerais de cada alimento. Adorava saber o que estava a comer. Hoje em dia mais ainda.

 

Image result for vegan phrasesEntão, deixei de comer primeiro iogurtes e ovos. E foi de um dia para o outro. Nunca fiz as coisas de forma mais simples. Preferia "cortar o mal pela raiz". Depois dos documentários certos alimentos começavam a meter-me nojo. Sinceramente foi assim que funcionou. Eu olhava para ovos mexidos ou sentia o cheiro deles e dava-me vontade de vomitar. E quando assim é só tenho de deixar. Foi assim com o peixe, foi assim com a carne, teria de ser assim com o resto. Quando não me sentia bem a comer certas coisas deixava.

 

 

Image result for vegan

 

Com os iogurtes, que não eram assim tantos, era apenas o iogurte grego que comia, deixei de o fazer e comecei a comer apenas queijo quark, já raramente.

 

Image result for vegan

 

Como sou fã assumidíssima de queijo o que me custou mais deixar foi exactamente isso. Sempre gostei de queijo, sempre fez parte da minha alimentação, fosse queijo fresco, queijo fatiado, mozzarella, cheddar, queijo feta, queijo de bola, queijo qualquer coisa. Punha na sopa, nos legumes, na massa, comia com frutos secos, sem nada, no pão, nas tostas, nas panquecas... Não havia dia em que não comesse queijo. 

 

Related image

 

 

Nessa altura também tomava whey, a proteína, e não estava mesmo a ver como é que a minha vida ia continuar da mesma forma, os meus objectivos físicos seriam atingidos sem tomar proteína. Na altura tomava 2 a 3 scoops por dia, o que equivale a 75g de proteína, mais ou menos, e que passariam a 0 porque não tinha outra forma de, com os mesmos valores nutricionais, ter um alimento que substituísse a proteína em pó.

 

 

Image result for vegan memes

 

 

Experimentei 1001 proteínas vegetais diferentes, algumas já usava de vez em quando, outras eram novidade porque já estava cansada de ter sempre a mesma, mas não havia nenhuma tão boa como a proteína whey. Porque de facto não há nenhuma proteína tão boa como essa, e já experimentei dezenas de sabores e de marcas e de tipos. Não há. Para beber nos batidos há muitas boas, para beber na água é mais complicado. Hoje em dia tenho 3 que gosto muito, mas se me perguntarem se tem sabores tão bons como a proteína whey... não. Chocolate, morango, baunilha, banana são o "normal" neste tipo de proteína.

 

 

Image result for vegan phrases

 

 

Mas fui deixando de tomar, fui tomando as proteínas veganas, e conheci os queijos vegan. Foi por causa dos queijos veganos da Violife que deixei de comer queijo (têm 10% de desconto na Naturally Green com o código CGS). Foi mesmo assim, tão simples quanto isso. Sem eles não sei quanto tempo demoraria a deixar nem sei se ficaria tão satisfeita com outras marcas, que depois disso também experimentei e não fiquei fã de nenhuma.

 

 

Image result for vegan quotes

 

 

Existem dezenas de fontes de proteína de origem vegetal, como podem ver acima, e que toda a gente pode comer. São sem lactose, sem glúten, sem açúcar, e sem crueldade. A não ser que haja alguma alergia alimentar, em princípio toda a gente pode comer. Além do mais são opções que se encontram em qualquer supermercado, que são relativamente baratas, e que fazem bem.

 

Image result for vegan quotes

 

São precisos mais motivos para comer proteínas vegetais? Não têm necessariamente de ser em pó, e hoje em dia, neste momento, só tomo quando me apetece ou quando acho que preciso mesmo. Passo semanas sem tomar um scoop que seja, quando há 3 anos num mês ia uma embalagem das grandes. 

 

 

Related image

 

 

Dá para perceber que os vegetais de folha verde, as leguminosas e frutos secos têm mais proteína que ovos ou bifes de animal. Temos de ver o Universo como algo perfeito. Já pensaram no nosso corpo? Na forma como ele funciona? Que temos dezenas de órgãos e que eles interagem de um modo tão fantástico que dá que pensar. Que a natureza tem tudo que precisamos para viver? Que nos deu o céu, o mar, as plantas, a terra, o calor, o frio, a chuva, tudo para podermos criar o nosso alimento? É impressionante mas é verdade. É uma coisa tão perfeita, tão maravilhosa que não tem explicação.

 

 

Related image

 

 

E a explicação e a história foi esta. Foi tudo muito simples e aconteceu porque já não me sentia bem a comer o que comia, física e psicologicamente. Não fui acompanhada por nenhum nutricionista. Sou muito auto didacta e a maioria das coisas que sei sei porque pesquisei, li, vi documentários, etc. Espero com esclarecer as vossas dúvidas e ajudar quem esteja "na corda bamba" entre o deixar ou não deixar. Por mim ninguém comia animais, éramos todos vegetarianos.  Mas não posso obrigar ninguém a mudar, nem é isso que pretendo. Mas se alguém mudar hábitos, que são maus, para um hábito um bocadinho melhor já fico imensamente feliz. Porque também é preciso falar sobre estes assuntos para as pessoas estarem mais informadas e conscientes dos seus actos. Que eles vão muito para além da morte de um animal. É o sofrimento do animal, é a poluição que isso causa, são as despesas gi-gan-tes, o desperdício de água astronómico para alimentar o animal e tratar dele, é uma coisa sobre-humana.

 

 

Related image

 

 

E quem fala na água fala nos dejectos dos animais, no alimento para o manter. Como podem perceber, os lacticínios (manteiga, queijo, e leite) e a carne animal (de boi e de frango) mostram um consumo de água POTÁVEL que daria para alimentar muitos seres humanos durante muito tempo. Sim, porque ainda há pessoas a morrer de SEDE por este Mundo fora, enquanto 98,5% da população portuguesa continua a compactuar com esse tipo de acto. 

 

 

 

Related image

 

 

 

 

Se não mudarem os hábitos por vocês podem sempre pensar...

 

 

Image result for vegan quotes

 

 

Podes ainda ver o meu depoimento em vídeo

 

6 comentários

Comentar post