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GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

OS 30 SEGREDOS PARA SER FIT

Resolvi fazer uma compilação do que considero essencial para ser fit. Tenho este post escrito há uns meses valentes mas ainda não me tinha lembrado de publicar. Hoje foi o dia. Mas antes de mais o que é isso de ser fit? Para mim, ser fit tem sobretudo a ver com equilíbrio, com conseguir encontrar o ponto que nos faz bem e sentir bem. 

Assim, uma pessoa fit é alguém que faz exercício, que incutiu isso na sua vida, mas que o faz por prazer e não por obrigação, que tem um corpo bonito ou com que se sente bem, mas é também alguém com uma dieta equilibrada, alguém que procura resultados na alimentação, mas sem nunca esquecer que cometer umas asneiras faz parte da vida e também é saudável.

Quanto aos segredos, há alguns. Um ou outro já publiquei aqui e no Instagram, mas há muitos mais. 

 

1 - Comer de 3 em 3 horas.

2 - Tomar sempre o pequeno almoço.

3 - Não saltar refeições.

4 - Ter uma alimentação equilibrada, sem muitos excessos.

(até aqui básico)

5 - Quando se come fruta, um truque para baixar o índice glicémico é combinar frutos secos. Mas os frutos secos são muito calóricos portanto não pode ser uma quantidade muito grande. Três castanhas do pará, quatro nozes, seis amêndoas ou dez amendoins é mais que suficiente. Sempre frutos secos sem sal ou outro condimento.

6 - Para não acumular tanto açúcares no corpo outro truque é não comer fruta à noite. Eu podia viver de fruta mas desde que há uns meses, durante um mês, deixei de comer antes de dormir noto diferenças a nível abdominal. Já não o faço, mas quando fiz senti diferenças, como referi.

7 - A água não engorda, não tem calorias, por isso podem e devem beber sempre água. Há casos em que se se beber água a mais ou a menos esta acaba por ser retida no organismo, daí a retenção de líquidos. Devemos beber sempre a mesma quantidade de água diariamente para que isto não aconteça.

8 - Quanto mais natural melhor. Alimentos processados devem ser evitados ao máximo. Se gostam de bolachas escolham as mais saudáveis possíveis ou façam em casa. Receitas saudáveis é o que não falta.

9 - Sou de opinião que o dia do lixo não é bom para ninguém. Se a alimentação é boa e saudável durante seis dias, fazer um dia em que só se come porcaria estraga tudo. Comer um doce por dia faz menos mal do que comer tudo no mesmo dia. Mas é preciso saber equilibrar as coisas. Também não é porque se vai comer um doce por dia que se come uma tablete de chocolate inteira. Tem de saber parar, saber o que faz bem e mal, esse tipo de coisas. E isto é o mais difícil.

10 - Quando se treina comer bem faz toda a diferença, por isso, se querem ficar com o corpo tonificado mais rápido fazer uma dieta com o mínimo de açúcar, sal e gorduras más é essencial.

11 - Preparar refeições em casa pode mudar a vida toda!!! Desta forma sabemos o que comemos, com pouco ou nenhum sal, pouca gordura, a não ser que seja gordura boa, sem açúcar, e por aí em diante. Dá trabalho, mas também se poupa tempo ao longo da semana e dinheiro. Por outro lado a saúde e o corpo agradecem.

12 - Ter sempre um saquinho de frutos secos na carteira, no trabalho ou no carro. Este alimento vai ajudar a saciar quanto a fome aperta, além de ser rico em gorduras boas, as gorduras de que o corpo necessita.

13 - Para substituir o açúcar também há truques. Há vários alimentos seus substitutos, por exemplo, geleia de agave, mel ou tâmaras. Todos eles podem ser usados em bolos, biscoitos, gelados ou qualquer outro doce que precise de um toque açucarado. 

14 - O sal também pode ser trocado por flor de sal ou sal dos himalaias, e as gorduras boas que deverão usar são o azeite, abacate e manteiga de oleaginosas. Mas sempre com conta e medida.

15 - Não excluir nenhum macro nutriente está nesta lista de segredos. O corpo precisa de proteínas, hidratos e gorduras, por isso não deixar de comer um desses é importante para o corpo funcionar bem e, sobretudo, para no futuro não haver problemas de carências alimentares ou de outro tipo.

16 - Bróculos, ovos, batata doce, abacate, arroz integral, papaia/mamão, (para quem come carne e peixe) frango, atum e salmão são os maiores aliados ao nível da alimentação.

17 - Para as meninas, essencialmente, o sódio é um grande inimigo. Favorece a retenção de líquidos, levando ao inchaço abdominal e à celulite, por isso é preciso ter cuidado com o excesso. 

18 - No caso de se cometer algum excesso é importante perceber que foi uma coisa pontual. É preciso voltar à rotina e manter a disciplina para os resultados corresponderem às expectativas.

19 - O consumo de suplementos só é necessário caso seja aconselhado por um profissional, se a alimentação que se faz não for suficiente para dar ao organismo o que ele necessita ou se se tratar de uma pessoa que pratique culturismo ou uma actividade semelhante, caso contrário não são precisos.

20 - Fazer exercício pelo menos 5 vezes por semana. Quanto mais nos mexermos melhor para a nossa saúde e corpo. Tudo que fazemos se reflecte no exterior.

21 - Ouvir os sinais que o corpo dá e respeitá-los, ou seja, saber parar (de treinar) quando é necessário. 

21 - É preciso ter paciência e não desistir. Os resultados demoram a aparecer normalmente. Temos de estar cientes disso. Cada caso é um caso, mas no geral é assim.

23 - Ter um plano de treino é outro factor determinante. Sem plano, seja num ginásio ou não, ficamos sem saber o que fazer, ou, simplesmente, não fazemos o que devíamos. Ter um profissional que nos ajude, ou alguma forma de nos incentivar a fazer determinados exercícios faz toda a diferença! 

24 - Para perder gordurinhas extra é fundamental introduzir o cardio no plano. A musculação é muito boa mas é importante fazer exercício cardiovascular para secar. 

25 - Não é por fazer mil abdominais por dia que as gordurinhas desaparecem. Os abdominais só servem para tonificar, não queimam gordura. É por isso que têm de perder primeiro o que está a mais e só depois fortalecer.

26 - Em termos do resto do corpo, é importante conjugar cardio com musculação para os resultados serem melhores.

27 - Este é um super segredo, mas que de segredo nada tem. Treinar com companhia ou fazer aulas de grupo é muito bom para quem está a começar, mas também para quem precisa de estímulo. Treinem com alguém melhor que vocês, que puxe por vocês, e não que em vez de ser um estímulo ou uma ajuda seja "um peso". Isto é muito importante e faz toda a diferença.

28 - Descansar, como já referi, é fundamental, mas neste caso refiro-me a dormir. Se não dormirmos bem o corpo não recupera do esforço e por isso não temos os resultados pretendidos.

29 - Álcool e tabaco estão proibidos. Estas coisas só vão dificultar o aparecimento de resultados e piorar a saúde. 

30 - Além do corpo temos de limpar a alma e estarmos bem connosco próprios, tenhamos a idade que tivermos, o aspecto que tivermos. Se estivermos bem por dentro vamos estar por fora.

 

E é isto. Se preenchem todos os pontos são fit de certeza! Se ainda não, é só continuar a trabalhar para mudar o país (e quiçá o Mundo) e criar uma nação fit, ou pelo menos, mais virada para a saúde, alimentação e exercício físico.

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