Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Cowspiracy, toda a verdade desvendada!

Começo este post sem saber o que escrever. São tantas e tão diferentes as abordagens que poderia fazer acerca deste documentário. Tentarei ser o mais precisa, concisa possível, sem grandes divagações nem julgamentos, o que acaba por ser difícil nestas situações.

Começo com o trailer. Talvez seja o melhor...

 

 

 

O que pensariam se vos dissessem que o maior poluidor do planeta é o sector agropecuário. É verdade. Ao contrário do que nos ensinam na escola, do que passa na televisão e do que o governo, o estado, as nações nos querem fazer acreditar não é o sector petrolífero, não são os combustíveis fósseis. É a carne. A produção da carne, a alimentação necessária para o sector agropecuário continuar a sobreviver, é o lixo, as fezes que os animais atiram para a terra e que são despejados no oceano que poluem o planeta, que deixam a atmosfera completamente destruída.

 

Porque será que quando andamos na escola não nos dão a conhecer estes factos? Em vez de dizerem para andarmos a pé e de bicicleta porque não dizem "torna-te vegan que salvas o mundo". É verdade que não sou vegan (ainda) e que não estou aqui para julgar ninguém. É também verdade que não o pretendo fazer (vou tentar... estou a tentar), mas como é possível esta atrocidade!??? Como é possível andarem a enganar TODA A GENTE para uns milhares de pessoas continuarem a facturar, para continuarem a ser eleitos, para continuarem a destruir a terra mas a encher os bolsos?

 

Sabiam que para produzir 450g de carne são precisos MILHARES DE LITROS DE ÁGUA?? Não é meio litro, não é um litro. São milhares!!! Muitos milhares! 

Todos os dias milhares de pessoas morrem à fome e à sede. Enquanto isso que fazemos nós, os "desenvolvidos"? Gastamos água, À TOA! Poluímos a "nossa casa", o nosso planeta. 

 

Sabiam que uma dieta vegan produz metade do CO2 e gasta 9% dos combustíveis fósseis? A comida que usamos para dar aos animais, para os deixar bem gordinhos para os podermos comer depois deveria ser usada para alimentar esses humanos. Esses tais que morrem à fome, estão a ver?

 

É irritante, chato, frustrante, inquietante, e sei lá que mais, sabermos de toda a verdade e não conseguirmos fazer nada. Ok, consigo avisar meia dúzia de pessoas. Consigo fazer-vos ver a verdade. Consigo que algumas pessoas saibam através de mim que há uma mentira atrás do universo da carne que move milhões. Mas e vocês? Deixam de comer carne por causa disso? É que não é só a carne. É o leite, o queijo, os ovos. É toda uma estrutura por trás do universo da agropecuária, a sobreviver por causa das nossas escolhas.

 

Querem continuar a compactuar com esta história? Querem mudar o Mundo? Só nós o podemos fazer! Por cada vegan a mais no Mundo são dezenas de quilos de carne que se poupam por ano. São milhares de litros de água que são poupados, são vários os animais que deixam de ser mortos em prol da nossa suposta sobrevivência, que deles nada depende.

 

Vejam o documentários! Partilhem o post com o máximo de pessoas possível! Divulguem nas redes sociais! Façam o que puderem para mudar o sistema. Se nós não mudarmos nunca o fará.

 

 

Deixo então o documentário na íntegra.

 

 

2 comentários

Comentar post