Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

"Como sei se gosto de uma manteiga de oleaginosas??" e "A manteiga de amendoim engorda??"

As questões nas redes sociais eram tantas e tantas que já não tinha mãos a medir. Por isso resolvi responder a algumas por aqui até para não estar a dizer seeeeempre o mesmo.

Começo por esclarecer uma dúvida que assombra várias cabeças:

 

"Como sei se gosto da manteiga de amendoim/amêndoa/caju/avelã????"

 

Esta é talvez das questões mais fáceis de responder e que suscita mais dúvidas. É simples, simplex. Gostam de amendoins/amêndoas/cajus/avelãs??? Então provavelmente vão gostar da manteiga da mesma. É cremosa, é docinha, sem ser doooooce, tem o toque perfeito em termos de sabor.

Combina lindamente com fruta, com panquecas, topping, batidos, biscoitos, bolos, serve para cobertura dos mesmos, para colocar nos iogurtes, nos queijos,... a imaginação é o limite. Estas manteigas são excelentes em termos nutricionais

Portanto se gostam de frutos secos é extremamente provável que vão gostar da manteiga. O caso oposto também se verifica. Se não podem com amendoins é quase impossível (há casos reaaaaaaais do contrário) gostar da manteiga de amendoim. O mesmo se aplica às restantes.

 

Entendidos??

 

A manteiga deverá ser sempre SEM SAL, SEM PIRI-PIRI, SEM NADA! APENAS COM A OLEAGINOSA CORRESPONDENTE. É por isso que as da Prozis são as melhores!!

Difícil será mesmo escolher...

 

DICA: Optem pelas embalagens mais pequeninas se é a primeira vez que compram. Quando experimentarem e gostarem (de certezinha que gostam!!) acabam com essas e compram as maiores a seguir.

 

 

 

Próxima questão ainda a cerca desta maluqueira da moda das manteigas:

 

 

 "A manteiga de amendoim engorda??"

 

 

O que é que não engorda (sem ser a água)??

 

A manteiga de amendoim PODE engordar se:

- For comida em excesso muito excessivo (o que também é relativo, porque o meu excesso pode não ser o excesso de um culturista de 120kg, mas vamos tentar simplificar vá);

- Se a pessoa for sedentária, não tiver um grande metabolismo e para além da alimentação normal de sempre começar a comer manteiga de amendoim à colherada como se não houvesse amanhã;

- O metabolismo for mau, ponto.

- A pessoa fizer imenso exercício mas estar a ingerir mais calorias do que as que gasta (nada difícil também, e aí até pode nem ser da manteiga... mas eu disse que íamos simplificar não era??)

 

Portanto, resumindo, a manteiga de amendoim ou outra qualquer, pode engordar sim. Mas se as quantidades ingeridas forem "normais", e consideremos normais até às 25/30g, não haverá grande risco nem é preciso ninguém ficar noites sem dormir a pensar nisto. 

 

Equilíbrio, equilíbrio é tudo!

 

 

 

Por fim:

 

"Qual a quantidade diária recomendada de manteiga??"

 

Já respondi acima que uma quantidade dita normal é entre 25/30g, mas claro que para pessoas que estão com restrição calórica isso já pode ser demais. Tudo depende, como estão fartinhos de me ouvir dizer. 

Não existe uma quantidade recomendada, existe sim uma quantidade de gordura que a pessoa deve comer, o que também é variável. O "normal" está entre as 30g e as 70g de gordura (que não são 30g ou 70g de manteiga, são coisas diferentes.... mas é melhor não entrar por aí).

 

 

Perceberam tudo?