Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Como começar a correr?

Com a chegada do tempo quente vê-se cada vez mais pessoas a caminhar e correr, seja pelas avenidas da cidade, seja à beira-mar. Mas nem todos sabem como e o que deverão fazer para se iniciarem nesta prática.

É essencial, antes de tudo, ter uma roupa e calçado adequado. Neste caso deve ser uma roupa desportiva e uns ténis confortáveis, nem grandes nem pequenos, nem apertados nem largos. Têm de ser o sapatinho da Cinderela, entendem? 

Depois é preciso ter.. vontade! Talvez antes da roupa até esteja este ponto. 

Começar a correr com calma também é importante. Não adianta nada exagerar no primeiro dia e depois não correr mais durante três meses. O ideal é planear as corridas sendo elas graduais. Se nunca corri na vida não me vou aventurar a correr logo no primeiro dia uns 5km, não é? Para ganhar resistência e melhorar a condição física é necessário começar por caminhadas que vão evoluindo progressivamente para corridas de 20 a 30 minutos sem parar. Para quem não está habituado a praticar desporto, é uma boa ideia começar com treinos de 2 a 3 vezes por semana e ir aumentando aos poucos o tempo de cada uma das sessões, até aos 60 minutos, por exemplo. (Já disse que não sou nutricionista, pt e essas coisas não já? Óptimo).

Também se devem evitar as horas de maior calor, principalmente se não estamos habituados a fazer desporto.

A hidratação é muuuuuuuito importante, por isso levem uma garrafa de água. Vai dar muito jeito.

Manter a postura e respirar de forma adequada também é essencial. Não andem todos curvados que faz mal às costas. Tentem respirar da melhor forma possível perante a situação para o ar fluir melhor e vos ajudar na corrida em vez de ser um entrave.

Outra coisa que ajuda, música! Se gostam de música escolham umas, ponham no ipod ou telemóvel e vão ouvindo enquanto correm. Há muitas músicas que incentivam a correr, outras mais calminhas que até relaxam. Bem, escolham e depois vejam se não ajuda.

Para quem se iniciou há pouco tempo ou já corre alguma coisa, a dificuldade da corrida pode aumentar. Como? Estabeleçam metas, por exemplo, tenho de fazer X km em X tempo. Tentem estabelecer coisas possíveis está bom? Nada de 10 km em 10 minutos, se forem de carro tudo bem, mas estamos a falar de correr.

Também podem correr em zonas com inclinações, que dificultem assim o vosso percurso.

E agora? Já sabem o que fazer para começar a correr?

2 comentários

Comentar post