Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Beringela à Parmesana

Há muito que não publicava uma receita para uma refeição. Eis que me lembrei de uma coisa que comi há uns tempos num restaurante. Uma amiga deu-me uma receita deste prato que existe algures no livro do Jamie Oliver e eu retirei um ou outro ingrediente que achei desnecessário, tornando a receita mais "fit".

 

Os ingredientes são os seguintes:

- 3 beringelas

- 1 cebola picada

- 1 dente de alho

- 1 colher de chá de orégãos

- 6/7 tomates maduros

- 1 mão de manjericão fresco (opcional)

- 4 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado

- 2 colheres de sopa de pão ralado

- 1 pitada de pimenta 

 

Faz-se um refogado com a cebola, alho, orégãos e pimenta. Enquanto isso picam-se os tomates e mergulham-se em água a ferver por 40 segundos. Retiram-se e colocam-se em água fria por 30 segundos. Retira-se a pele. Pode-se triturar o tomate para ficar mais líquido ou deixar mesmo assim. Junta-se a polpa ao refogado e deixa-se refogar por 15 minutos.

Grelham-se a beringelas. Quando o molho de tomate estiver pronto junta-se o manjericão. O molho pode, mais uma vez, ficar em pedaços ou ser triturado.

Em seguida, numa travessa de ir ao forno, põe-se uma camada pequena de molho de tomate, depois polvilha-se com parmesão ralado e por fim uma fatia de beringela. Repete-se o processo até não haver ingredientes.

Pode-se saltear o pão ralado em azeite mas eu apenas cobri o topo da beringela com queijo parmesão ralado e pão ralado (a gordura do queijo ao derreter mistura-se com o pão ralado e é quase como se o pão tivesse sido passado em azeite, ficando assim menos gorduroso).

Vão ao forno por 30 minutos a 190º.

Está pronto a servir.

IMG_0869.JPG

 

 

IMG_1319.JPG