Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

As vossas Histórias - Excesso de Peso

Hoje trago-vos a história de vida da Tamara, uma menina que luta contra a balança e que está a ter muito sucesso!

 

"Era o tipo de pessoa que começava um estilo de vida saudável na Segunda, na Quarta-feira já estava a comer um hambúrguer ou batatas fritas. Não tinha força de vontade... Andei em dois nutricionistas, mas ficava enjoada de ser sempre o mesmo plano e não conseguia seguir.

 

Comecei a ganhar muito peso mais ou menos a partir dos 16 anos porque comia muito, e era muito a base de comida industrializadas. Nunca tinha feito exercício físico além só que era feito na escola e mesmo na escola era complicado devido a uma limitação (sim, eu achava que era limitação) que tenho nos joelhos. Não corri durante quase 4 anos...

 

É claro que como todos os adolescentes sofri os olhares de reprovação do Mundo, mas esses olhares nunca tinham sido o suficiente para me fazer mudar, porque achava que estava bem e que aquilo era o máximo que eu podia ser.

 

Vivi ate aos 21 anos sem me importar, até que em Dezembro de 2015, ao fazer um check up no médico levei a maior 'bronca'. Pesava 96kg, tinha tensão alta e não aguentava uma prova de esforço sem que o meu coração disparasse.

 

Foi então que fiz uma promessa de Ano Novo. Ia adotar um estilo de vida saudável, ia ser alguém que a minha família também se espelhasse, e inspirasse, visto que os hábitos alimentares da família também não eram os melhores.

E assim foi, em Janeiro de 2016, logo no dia 2, fui ao supermercado comprei muita fruta, legumes, que praticamente nunca comia e comprei substitutos para os alimentos que tinha em casa, como bolachas, massas, leite e iogurtes. Tentei comprar coisas mais saudáveis. Dei a mim mesma o tempo de um mês de adaptação, fui experimentando outras receitas, pesquisando snacks, pequenos almoços... E foi ai que comecei a procurar Instagramers. Na altura encontrei-te a ti, à Gabriela Pugliesi e Camila Guper. Foi graças a vocês que me motivei. Eu queria ser como vocês.

 

Percebi que só substituindo alimentos não ia a lado nenhum, então procurei um nutricionista e consegui encontrar um que me fez um plano óptimo, com opções diferentes para almoço e jantar, várias opções de lanche, a opinião de alguns produtos que seriam melhores para inserir na minha alimentação. Ao longo do tempo fui aperfeiçoando-o, uma vez que também fui descobrindo outras receitas em blogs.

Eu já estava orgulhosa de mim, do rumo que a minha vida estava a tomar, mas ainda faltava qualquer coisa... Exercício físico!!

 

Eu tinha sido sedentária praticamente a minha vida toda, porém estava disposta a mudar isso.

Comecei por gestos simples, Saía uma paragem de autocarro antes da que deveria, para percorrer um maior caminho a pé, comecei a fazer caminhadas, a pesquisar redes sociais com tipos de exercícios e continuei este ritmo até início de Fevereiro, mais ou menos, quando percebi que também estava a ficar cansada de fazer sempre os mesmo exercícios. Estava a sentir-me a desistir. Olhei para pessoas que tinham influência neste meu novo estilo de vida e percebi que precisava de um ginásio, de um vínculo, de compromisso mais forte.

 

Falei com o meu ortopedista a pedir uma opinião profissional e ele incentivou-me. Entrar no ginásio foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Sinto-me em casa quando estou lá, tenho pessoas que se preocupam com que atinja os meus objetivos e também tenho lá pessoas que me inspiram e que me fazem querer ser melhor. É um ambiente fantástico. Hoje em dia já não é sacrifício ir para lá. É a minha segunda família. 

 

Ao longo destes meses venho aperfeiçoando a minha dieta, e treino no minimo 5 vezes por semana.

Hoje sou uma pessoa diferente, mais saudável e feliz. Peso 86kg em que 50kg é músculo e tenho 39,75% de gordura. Sei que ainda não é o ideal, mas continuo a trabalhar nos meus objectivos, a traçar metas e a atingi-las. Além de saúde, ganhei amor próprio e confiança. Não há fast food no Mundo que me vá desviar dos meus objectivos."

 

 

Recordem-se que é sempre importante ter acompanhamento de psicólogos, médicos e nutricionistas. Deixo-vos a sugestão de uma psicóloga, Psicóloga Clínica Cláudia Esteves, que me contactou e revolveu dar-vos um desconto de 10% caso entrem em contacto com ela e digam que leram este post. Este desconto é apenas válido nos acompanhamentos online (em consultório, envolve terceiros e não tem possibilidade de fazer essas campanhas), não existindo limite de utilização. O valor da consulta depende se o paciente compra sessão isolada ou pack, e depende também da periodicidade das sessões.