Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA, BEBÉS E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Qui | 07.05.15

A Vida Saudável e as Redes Socias

Foi-me feito um inquérito sobre redes sociais e vida saudável para um trabalho universitário.

Acho que o tema é bem interessante. Hoje em dia as redes sociais estão muito ligadas à vida saudável, ou vice versa. Este "novo" estilo de vida é diariamente partilhado por milhares de pessoas (para não dizer já milhões) e leva tantas outras a iniciarem-se por causa do que vêem.

No Facebook e Instagram esta partilha acontece a toda a hora. Quem ainda não "entrou na onda" muitas vezes é contagiado. É difícil não ser quando nos apercebemos que é necessário ser saudável. É necessário para ter mais saúde. É preciso fazermos mais desporto, praticar mais exercício para estarmos cada vez melhor. Cada vez mais resistentes, mais ágeis, com um corpo mais jovem e mais bonito. É preciso tudo isto para a auto-estima. É preciso para sermos felizes. 

Muitas doenças e problemas do Século XXI devem-se à falta de uma vida saudável. A obesidade, a hipertensão, colesterol, carências específicas a nível alimentar... Bom, podia estar aqui até amanhã. E como podemos reverter a situação? É tão mas tão simples que parece mentira. Basta comer melhor e praticar mais exercício. É a solução mais simples de sempre. Só é preciso pôr em prática, e aí é que a coisa fica mais complicada...

As redes sociais são por isso uma forma muito boa de ajudar quem tem mais dificuldade em manter uma dieta equilibrada. Não só ajudam a enveredar pelo caminho saudável como também ajudam a manter, a não desistir. Há dias e dias. Toda a gente tem dias em que apetece comer este mundo e o outro de chocolates ou bolachas, mas nos outros é preciso manter a disciplina e determinação. Se queremos ser saudáveis, mais saudáveis, temos de fazer alguma coisa por nós.

As redes sociais têm o poder de levar as pessoas a adoptar este estilo de vida por alguns motivos.

Primeiro, muitas pessoas sentem-se influenciadas por outras. Se eu gosto muito de uma ou várias pessoas, minhas conhecidas ou não, se gosto do percurso dela, da forma dela agir, sei lá, se me identifico com ela de alguma forma, facilmente sou influenciada por ela. Não significa que vá fazer tudo que ela faz, mas posso ficar a pensar no assunto, se não será bom para mim também, se "ela faz porque é que não faço?", e por aí.

Depois, com ajuda é mais fácil. Vermos as redes sociais cheias de pessoas a praticar desporto, por exemplo, dá alguma vontade de o fazer também. Não é assim com toda a gente claro, estou a generalizar, mas acontece com muitas pessoas.

Vermos alguém não desistir também nos dá força para isso. Por várias vezes estava no ginásio a fazer algum exercício, prestes a desistir, peguei no telemóvel e a primeira fotografia que vi no Instagram foi de alguém ao lado de uma frase inspiradora ou um vídeo de alguém a treinar. Isso deu-me força para continuar. E como eu outras tantas pessoas que não desistem porque têm inspirações. Têm alguém que mesmo indirectamente as ajuda a superarem-se.

Por fim, a vida saudável está na moda. Toda a gente quer ter um corpo bonito. Com o aproximar do Verão isso ainda se nota mais. E as pessoas mostrarem nas redes sociais, que estão a fazer dieta, que estão a correr na praia ou que foram ao ginásio faz parte dessa moda, é uma corrente que não se quebra. 

Considero que tenho um estilo de vida saudável. Faço exercício, alimento-me bem, cometo alguns excessos, mas normalmente são saudáveis, e no meu caso as redes sociais ajudaram-me a "entrar" ainda mais para este mundo. Considero que sempre comi bem, sempre soube comer. Isto aprende-se.

Se antes fazia mais pesquisa, agora aprendo coisas nas redes sociais. E se nos conseguirmos manter fiéis aos nossos princípios podemos retirar muita coisa boa de lá. Aprender com os outros, tirar ideias, receber dicas, experimentar receitas, exercícios...

Se vocês estão a ler isto também estão um bocadinho contagiados pela vida saudável. Estarei errada?

3 comentários

Comentar post