Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

7 Dicas para manter o peso depois do Natal (e do mês de Dezembro no geral)

Como todos os anos, o mês de Dezembro é caótico em termos de alimentação. As tentações são mais que muitas e a família e amigos não ajuda (pelo contrário...). Portanto a Prozis que está sempre connosco, nos bons e maus momentos, dá-nos 7 dicas para evitar os excessos Natalícios.

 

"Dica #1 – Mantém o foco

Lembra-te de que tens um objectivo e que tens trabalhado, dia após dia, para o alcançar. Por isso, quando chegar o momento de ver a mesa cheia, pensa em todo o esforço que já fizeste, no tempo que investiste, na disciplina e na entrega diária. Certamente que já não cairás no exagero, nem sairás totalmente da linha — farás antes um pequeno desvio e pequenos desvios têm sempre uma volta atrás.

 

Dica #2 – Faz treinos HIIT

Nestes dias, é certo que vais acabar por abrir uma ou outra excepção e consumir mais calorias do que o habitual. Para compensares, experimenta o nosso treino HIIT, um treino intervalado de alta intensidade que ajuda a queimar as calorias extra num curto espaço de tempo. Seja combinado com o teu treino habitual ou por si só, vais suar todas as tentações a que cedeste!

 

Dica #3 – Não saltes refeições

Ter o jantar de consoada à noite não é motivo para saltares refeições durante o dia. Na teoria, comer muito pouco durante o dia para depois comeres à vontade naquele momento especial pode parecer boa ideia, mas avisamos-te já que não vai resultar... O que acontece é que vais estar esfomeado e vais acabar por ceder a todas as tentações do jantar, ingerindo mais calorias do que aquelas que tinhas previsto. Por isso, mantém a tua rotina habitual: toma um pequeno-almoço completo, opta por um almoço equilibrado e não te esqueças dos snacks a meio da manhã e da tarde. Quando for hora de jantar, não vais estar assim com tanta fome e vais conseguir controlar-te melhor do que estavas à espera!

 

Dica #4 – Não te esqueças da água

Muitas vezes, o nosso corpo diz-nos que está com apetite quando, na realidade, está somente a precisar de água. Por isso, durante o período das festas, aumenta o teu consumo de líquidos e certifica-te de que estás sempre bem hidratado. Sempre que possível, evita também os refrigerantes, os cocktails açucarados e os licores cremosos tão característicos da época. Opta por beber água, infusões ou um copo de vinho tinto ou branco às refeições e experimenta fazer as tuas versões fit de bebidas natalícias, como este chocolate quente ou a gemada.

 

Dica #5 Faz as substituições certas

Durante a quadra natalícia, com tantos jantares e celebrações, prepararmos sempre algo especial para o menu festivo, seja uma sobremesa, uma entrada ou um acompanhamento. Na confecção das tuas receitas natalícias, faz as escolhas certas e substitui os ingredientes tradicionais, como o açúcar refinado, a manteiga e a farinha branca, por ingredientes mais saudáveis, como o açúcar de coco, o óleo de coco e a farinha de aveia. Ao substituíres pelo menos um ingrediente, o resultado será menos calórico ou, pelo menos, mais rico em nutrientes.

 

Dica #6 Desfruta da tua refeição

Segue a tua rotina diária até à hora da consoada, sem saltares refeições, certifica-te de que estás bem hidratado e, depois, simplesmente desfruta a comida. Começa pelo prato principal, privilegiando a proteína e os vegetais, e depois prova as entradas e as sobremesas de que realmente gostas muito, sempre com moderação. Se fores por essa ordem e se realmente apreciares cada sabor, com tempo, não vais exagerar, nem vais comprometer todo o teu esforço.

 

Dica #7 – Adapta a tua suplementação

Se achas que não vais conseguir controlar a tua gula durante os dias de festa, junta ao teu menu suplementos de combate aos excessos: bloqueadores de hidratos, bloqueadores de gorduras e controladores de apetite são boas opções para te ajudar a teres um Natal delicioso, mas na linha. Se estás na dúvida quanto a quais suplementos tomar, vê o nosso Kit de Sobrevivência ao Natal e prepara-te para enfrentar as gulodices com as melhores armas."

 

Mais serão as sugestões que terei para vocês até ao final do ano, porque depois do Natal muita tinta vai correr...

1 comentário

Comentar post