Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

GO CAROL

BEM-ESTAR, FITNESS, COZINHA OVOLACTOVEGETARIANA E A MINHA VIDA NO GERAL (E ÀS VEZES NO PARTICULAR)

Uma desilusão...

Este título parece uma coisa mas é outra. No outro dia encomendei umas questbar, questbar smores, que nunca tinha provado, por incrível que pareça, porque já comi de todas.

As expectativas eram altas, até porque já muito tinha ouvido falar sobre ela. Que era uma maravilha, que era das melhores, que era a melhor do mundo. Tudo bem, vamos lá testar então essa maravilha da natureza.

Quando abri a embalagem pareceu-me igual às outras, só por aí já fiquei desiludida. Não sei que esperava mas uma coisa mais "tcharannnn" (coisas da minha cabeça).

Depois provei e sabia a.... canela. Já estava a imaginar uma coisa mais ou menos como a imagem com um recheio gigante por dentro... Mas nada disso. Na realidade tens pedacinhos de bolacha, como algumas das questbar têm pedaços, mas nada do que esperava. É boa, é boa para variar, mas continuo a preferir as "minhas" Cookies and Cream.

 

IMG_0172.JPG

IMG_0024.JPG

Batido de leite de soja e fruta e vegetais (ou então pó)

Escrevo mais um post a correr para depois não me esquecer. Fiz um batido que ficou com uma cor tão gira que não podia deixar de vos mostrar.

Usei 200ml de Leite de Soja Light, 2 scoops de Total Fruit & Veg da Myprotein, podem ver a embalagem na imagem abaixo.

Depois coloquei no liquidificador para misturar e ficou pronto.

No final pus uma colher de um topping de Blueberry (há à venda na nutritienda e prozis, entre outros sites) para ficar mais doce, mas não é obrigatório.

 

IMG_9330.JPGIMG_9328.JPGIMG_9331.JPG

 

Resposta a mensagens #7 - Proteínas em pó

Acho que os posts "resposta a mensagens" são um bocadinho ignorados e são dos mais interessantes que faço. Tudo bem que é a minha resposta, mas as perguntas são as vossas e as dúvidas de outras pessoas também podem ser as vossas. Sim, não sou ninguém para responder mas dou a minha opinião e cada um faz o que quiser depois.

A questão que se segue pareceu-me das que mais pode gerar dúvidas, das que publiquei até agora.

Ora vejam:

 

"Quem não treina ou faz pouco exerício físico pode utilizar whey na alimentação?"

A proteína whey (isolada) é uma proteína de soro isolado de leite que tem como principais objectivos a recuperação e aumento muscular. Falei na isolada porque é talvez a mais comum entre as meninas que fazem exercício.

De qualquer forma existem três tipos de proteína whey, a concentrada, a isolada e a hidrolisada.

Quem não treina ou não faz exercício que justifique tomar proteína não o deve fazer. A proteína ajuda os músculos a desenvolver, caso haja exercício. Se não houver exercício a proteína pode trazer consequências ao organismo, nomeadamente desregula-lo, levar a problemas nos rins e engordar.

De qualquer forma é importante ter ajuda de um profissional seja na hora de decidir se toma proteína ou não seja na escolha da proteína.

Proteína em Pó - Todas as dúvidas

Comecei a tomar proteína este ano, nunca o tinha feito. Antes treinava bem, treinava mais tempo que agora mas fazia sobretudo aulas de localizada, pilates, yoga e dança, por isso nunca achei que justificasse acrescentar proteína à minha alimentação.

Consegui perder 6% de massa gorda por mim, sem plano de treino e com uma alimentação normal, sem regras, mas não façam isto obviamente. Consultem sempre alguém que vos ajude, informem-se que os resultados aparecem muito mais rápido.

Mas bom, como existem mil e uma dúvidas no campo das proteínas resolvi fazer este post de forma a elucidar um bocadinho, em jeito de resposta às últimas questões que me colocaram no Instagram acerca deste assunto.

Existem vários sites, como a Myprotein, a Prozis e lojas físicas que vendem proteína, por exemplo, em todos os grandes shoppings do país existe uma loja de suplementos onde podem pedir ajuda também. Já fiz compras nos três locais que referi, sites e loja. Aproveito sempre para comprar quando há alguma promoção, normalmente há todas as semanas e compensa um bocadinho.

Que me recorde, os sabores que experimentei de Whey Isolada foram Morango, Chocolate Laranja, Chocolate Marshmallow, Chocolate-Menta, Chocolate Branco, Chocolate Brownie, Caramelo Salgado, Café Caramelo e Chocolate Manteiga de Amendoim.

De todos os que mais gostei foram Café Caramelo, Chocolate Brownie, Caramelo Salgado (sabe ao gelado caramelo salgado da Haagen Dazs, dos meus favoritos por sinal) e de Chocolate-Menta (sabe a After Eight). Não gostei naaaaaada do de Chocolate Manteiga de Amendoim, nem consegui tomar sinceramente, sabe a avelãs, mas de forma enjoativa.

O que eu fazia (agora não estou a tomar) era tomar o saco inteiro de um sabor e quando acabasse comprar outro diferente, é o normal acho eu, mas considero que a estratégia deve ser outra, de forma a não enjoar. Se possível comprar dois sabores diferentes e ir tomando um e outro, intercalando para não enjoar de nenhum. 

Os resultados que tive foram bons, não me arrependo de ter tomado, acho que me ajudou a recuperar dos treinos e a aumentar a massa muscular, mas também não faz milagres. Aumentei sobretudo porque treinei muito para isso. Se tomasse proteína quando fazia só aulas duvido que me tivesse trazido algum benefício (a mim, certamente muita gente só faz aulas e toma, nada contra).

Só tomava proteína antes ou depois de treinar, normalmente um ou dois scoops, dependendo das refeições que podia fazer a seguir, ou das que fazia antes.

A proteína pode servir de lanche sim, se o treino for logo de seguida (de 30 minutos a uma hora depois). Se vão treinar as 18h e precisam de lanchar as 15h não faz sentido tomar como "lanche". 

O meu peso aumentou porque aumentou a massa muscular, por isso é natural que o vosso aumente se treinarem bem e comerem ainda melhor.

Em relação a termogénicos, não tenho qualquer experiência nisso portanto não sei se é uma "promessa" das marcas ou não. Se alguém já tomou ou toma, e quiser partilhar os resultados pode enviar-me mensagem ou colocar nos comentários que eu posteriormente analisarei, e se achar relevante partilho aqui.

Não bebo mais chá!

Se há coisa que faço muito e sempre fiz é testar certas coisas em mim. Dietas e alimentos então.. Ainda não sei tudooo que me faz bem e mal, ainda tenho muito que aprender, mas já tenho umas noções que nem toda a gente da minha idade tem. E porquê? Porque estou atenta aos sinais que o corpo dá quando lhe dou determinado alimento ou conjunto de alimentos.

Desta vez andei a testar o efeito de beber 3 litros de chá por dia. Eram sempre chás diferentes, como podem ver no Instagram, mas bebia durante todo o dia. Tentava que fosse 1litro de manhã, 1 à tarde e outro à noite, ou então 1l de manhã, 1,5l à tarde e 0,5l à noite, dependendo do calor e da hora que me deitava.

Fiz isto durante uma semana e bastou para perceber o que estava a acontecer com o meu corpo. Durante essa semana foi pouca a água que bebi. Se bebi 2l foi muito, só chá mesmo e por vezes bebida de soja. Em termos de líquidos foi isso.

Mas e o que aconteceu afinal? Fiquei desidratada. Muito. Os lábios estavam tão secos que rasgaram duas vezes essa semana.

Em termos de peso corporal manteve-se inalterado, variava o normal, mais 200g ou menos 200g.

Gosto muito de chá frio, e foi o que andei sempre a beber durante essa semana. Houve dois dias, os dois últimos em que introduzi a água e bebia 1l de água, como referi acima, e os restantes 2l de chá. Posso estar a dizer uma grande asneira mas acho que aí o meu corpo absorvia a água toda porque eu só tinha ainda mais sede quando bebia água. 

Neste momento parei de beber chá e só bebo água. Estou a tentar beber na mesma 3l e ver o resultado. 

Até agora o peso está mais ou menos igual, aumentou um bocadinho mas nada de relevante. Em termos de diferenças exteriores só noto a hidratação. 

Depois faço novo post com o resultado deste novo "teste". Se calhar não vai ser nenhum, mas logo se vê.

Manteiga de Amendoim Crocante

Certamente já ouviram falar da manteiga de amendoim crocante. Não é nada mais nada menos do que a receita da Manteiga de Amendoim tradicional com bocadinhos de amendoim pelo meio. Como nem toda a gente sabe fazer deixo aqui a receita.

 

Precisam de:

- A quantidade que quiserem de Amendoins 

 

Colocar 90% dos Amendoins no processador de alimentos ou triturador, como quiserem chamar, até ficar uma pasta cremosa. Em 15/20 segundos está pronto. Podem colocar sal antes de triturar e/ou óleo de côco (não o faço).

Em seguida basta adicionar uns amendoins quando já estiver pronto e bater novamente para que eles partam, mas não fiquem em manteiga. Em alternativa podem triturar no início do processo e deixar de parte.

Coloquem num recipiente fechado, seja no frigorífico ou armário. 

 

IMG_9786 (1).JPG

 

Chá de Camomila

A saga dos chás continua! Desta vez um post muuuuito curtinho onde debito falo dos benefícios do chá de camomila.

Os principais benefícios deste chá são ajudar no tratamento de feridas, inflamações e da artrite. 

Também permite controlar a indigestão e úlceras, servir de estímulo ao sistema imunológico, combater infecções, aliviar sintomas da menstruação, ajudar na remoção  das impurezas e rejuvenescimento da pele e, por fim, ajudar na diminuição da hiperactividade. 

Este chá é conhecido pelos seus benefícios calmantes, aliviando ainda o stress e actuando como um sedativo.

Certamente que já ouviram falar ou experimentaram.

É um dos chás mais conhecidos e existe em todos os supermercados e ervanárias.

 

cha-camomila.jpg

Batido gelado de Açaí

Escrevo este post a correr, enquanto lancho e me preparo para ir ao ginásio. Com o aproximar dos exames da faculdade o tempo voa. 

Acordar às 8:30 da manhã não chega, e dormir 5 horas também não chega para as mil e uma coisas que há para fazer durante o dia.

Mas bom, o que interessa aqui é a dica que venho dar. É super simples de preparar e podem comer ao lanche, ceia, fazer de snack ou pequeno almoço.

 

Para uma taça precisam de:

- 5 morangos

- 1/2 banana

- 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim

- 1 colher de sobremesa de Despertar de Buda da Iswari (Há no Celeiro, supermercados Brio e online)

- 2 colheres de sopa de Açaí (usei Açaí Supera)

 

Coloca-se tudo no liquidificador até ficar com o aspecto da fotografia. Podem beber ou comer à colher.

 

IMG_9311.JPG

Batido de leite de soja e fruta e vegetais (ou então pó)

Escrevo mais um post a correr para depois não me esquecer. Fiz um batido que ficou com uma cor tão gira que não podia deixar de vos mostrar.

Usei 200ml de Leite de Soja Light, 2 scoops de Total Fruit & Veg da Myprotein, podem ver a embalagem na imagem abaixo.

Depois coloquei no liquidificador para misturar e ficou pronto.

No final pus uma colher de um topping de Blueberry (há à venda na nutritienda e prozis, entre outros sites) para ficar mais doce, mas não é obrigatório.

 

IMG_9330.JPGIMG_9328.JPGIMG_9331.JPG

 

Quero comer no shopping!

Se há coisas que me chateiam é não haver mais opções saudáveis nos shoppings. Diariamente passam milhares de pessoas pelos centros comerciais do país, muitas para fazer as refeições, porque é mais rápido ou mais barato (mais rápido normalmente) mas e opções?

Para quem não come carne as opções já são poucas. Dá para fazer massas com atum, delícias, camarão e pouco mais. Mas e para quem não come peixe as opções não acabam.

São as massas, os hambúrgueres, bifes, sei lá... Percebo que a maioria das pessoas coma carne e peixe e por isso não se justifique haver o mesmo número de restaurantes vegetarianos ou ovolactovegetarianos que os ditos comuns, mas acho que as opções são muito reduzidas.

Evito fazer refeições fora de casa porque já sei como é. Opções pouquíssimas. 

Ou vou para um restaurante mesmo fora de shoppings ou como salada com alface, tomate, milho e azeitonas, que é o que há em todo o lado. Para as pessoas que fazem uma alimentação comum isto não lhes passa pela cabeça, mas para quem tem de comer de determinada forma, porque é intolerante, porque está a fazer uma dieta qualquer é um problema. Como em casa, já sei. Mas se houvesse mais opções e baratas haveria certamente mais pessoas a comer fora.

O barato também é importante, obviamente. De que me serve a mim haver se depois for muito caro? Outra coisa, lanches... Quantas opções saudáveis de lanches há num centro comercial.

Podemos comer fruta em 2 ou 3 locais, iogurtes daqueles cheios de açúcar assim e mais nada. Sinceramente não estou a ver mais possibilidades. Costumo ir a dois shoppings e em nenhum deles existe um local só com sumos de fruta sem açúcares adicionados, só fruta mesmo.

Também sei que existem muitos sítios no shopping com sumos, mas e o que lhes põem além dos adoçantes e da água para render mais? Não estou a dizer que são toooodos assim, mas muitos deles são. Um sitio com gelados que não tivessem 85% de açúcar também não era mal pensado.

Ou de tostas/torradas que não fossem servidas só com manteiga, mas com doces/compotas caseiras, naturais, sem adoçantes e coisas do género.

São ideias, sugestões que para algumas pessoas são só parvas, mas que para mim faziam todo o sentido.

Pág. 1/4